Concepções espontâneas em Física Térmica.

Título
Concepções espontâneas em Física Térmica.
Autor
Dulce de Magalhães Hildebrandt
Orientação
Lília da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Utiliza um teste discursivo e um teste de múltipla escolha para investigar a natureza da concepção sobre alguns fenômenos térmicos - formal ou espontânea - apresentada por estudantes submetidos ao ensino formal de Física Térmica. O estudo foi realizado com estudantes de 8a série de 1o grau, das três séries do 2o grau e com alunos de 1o e 2o períodos dos cursos superiores de Engenharia e Ciências Biológicas. Os resultados obtidos sugerem que os sujeitos deste estudo possuem concepções espontâneas sobre os fenômenos térmicos apresentados, algumas já identificadas em estudos anteriores e outras não. Foram encontradas concepções espontâneas tanto nos estudantes que já receberam o ensino formal de Física Térmica, como naqueles que ainda não o receberam, o que sugere que, em geral, as concepções espontâneas permaneceram mesmo após a instrução.
Palavras Chave
concepções espontâneas; concepções formais; ensino formal; conceitos alternativos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos