Concepções espontâneas em Física Térmica.
Título
Concepções espontâneas em Física Térmica.
Concepções espontâneas em Física Térmica.
Autor
Dulce de Magalhães Hildebrandt
Dulce de Magalhães Hildebrandt
Orientação
Lília da Rocha Bastos
Lília da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Utiliza um teste discursivo e um teste de múltipla escolha para investigar a natureza da concepção sobre alguns fenômenos térmicos - formal ou espontânea - apresentada por estudantes submetidos ao ensino formal de Física Térmica. O estudo foi realizado com estudantes de 8a série de 1o grau, das três séries do 2o grau e com alunos de 1o e 2o períodos dos cursos superiores de Engenharia e Ciências Biológicas. Os resultados obtidos sugerem que os sujeitos deste estudo possuem concepções espontâneas sobre os fenômenos térmicos apresentados, algumas já identificadas em estudos anteriores e outras não. Foram encontradas concepções espontâneas tanto nos estudantes que já receberam o ensino formal de Física Térmica, como naqueles que ainda não o receberam, o que sugere que, em geral, as concepções espontâneas permaneceram mesmo após a instrução.
Utiliza um teste discursivo e um teste de múltipla escolha para investigar a natureza da concepção sobre alguns fenômenos térmicos - formal ou espontânea - apresentada por estudantes submetidos ao ensino formal de Física Térmica. O estudo foi realizado com estudantes de 8a série de 1o grau, das três séries do 2o grau e com alunos de 1o e 2o períodos dos cursos superiores de Engenharia e Ciências Biológicas. Os resultados obtidos sugerem que os sujeitos deste estudo possuem concepções espontâneas sobre os fenômenos térmicos apresentados, algumas já identificadas em estudos anteriores e outras não. Foram encontradas concepções espontâneas tanto nos estudantes que já receberam o ensino formal de Física Térmica, como naqueles que ainda não o receberam, o que sugere que, em geral, as concepções espontâneas permaneceram mesmo após a instrução.
Palavras Chave
concepções espontâneas; concepções formais; ensino formal; conceitos alternativos.
concepções espontâneas; concepções formais; ensino formal; conceitos alternativos.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos