Construção e validação de um bloco modular para aquisição de uma competência básica em Ciências na 8a série do 1o grau.
Título
Construção e validação de um bloco modular para aquisição de uma competência básica em Ciências na 8a série do 1o grau.
Construção e validação de um bloco modular para aquisição de uma competência básica em Ciências na 8a série do 1o grau.
Autor
Lucí Mary Araújo Hildenbrand
Lucí Mary Araújo Hildenbrand
Orientação
Oyara Petersen Esteves Esteves
Oyara Petersen Esteves Esteves
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1984
1984
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Identifica, valida e analisa uma competência básica em Ciências. Constrói e valida material auto-instrucional para promover o domínio do comportamento visado. A competência identificada e validada na 8ª série do 1º grau - interpretar transformações químicas de substâncias simples e compostas a partir de leitura e equações não balanceadas - foi submetida à análise de objetivos, a fim de que suas subcompetências fossem conhecidas. Através dessa análise foram identificadas, validadas e analisadas sete subcompetências. Tanto as subcompetências, quanto suas respectivas tarefas, foram hierarquizadas segundo os níveis taxionômicos do modelo de Gagné. Para cada uma das sete subcompetências, elabora uma unidade modular; o conjunto dessas unidades constitui o bloco modular. Os pressupostos teóricos que orientam a construção e a validação do bloco foram extraídos da FAVIM (Mattos, 1982) - Ficha de Avaliação Intrínseca para Módulos Auto-Instrucionais utilizados pelo Ensino Supletivo (Função suplência), após sofrer as adaptações necessárias ao estudo. Os resultados permitem, a partir do julgamento simultâneo de especialistas em Ciências, Editoração, Línguística e Educação, concluir que o material de ensino construído é válido não só para promover o domínio da competência, como também é instrumento capaz de contribuir para a melhoria dos padrões do ensino de Ciências.
Identifica, valida e analisa uma competência básica em Ciências. Constrói e valida material auto-instrucional para promover o domínio do comportamento visado. A competência identificada e validada na 8ª série do 1º grau - interpretar transformações químicas de substâncias simples e compostas a partir de leitura e equações não balanceadas - foi submetida à análise de objetivos, a fim de que suas subcompetências fossem conhecidas. Através dessa análise foram identificadas, validadas e analisadas sete subcompetências. Tanto as subcompetências, quanto suas respectivas tarefas, foram hierarquizadas segundo os níveis taxionômicos do modelo de Gagné. Para cada uma das sete subcompetências, elabora uma unidade modular; o conjunto dessas unidades constitui o bloco modular. Os pressupostos teóricos que orientam a construção e a validação do bloco foram extraídos da FAVIM (Mattos, 1982) - Ficha de Avaliação Intrínseca para Módulos Auto-Instrucionais utilizados pelo Ensino Supletivo (Função suplência), após sofrer as adaptações necessárias ao estudo. Os resultados permitem, a partir do julgamento simultâneo de especialistas em Ciências, Editoração, Línguística e Educação, concluir que o material de ensino construído é válido não só para promover o domínio da competência, como também é instrumento capaz de contribuir para a melhoria dos padrões do ensino de Ciências.
Palavras Chave
bloco modular; Ciências;
bloco modular; Ciências;
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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