Testagem e proposição de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e biológicas de 2o grau, baseada na aprendizagem por descoberta.

Título
Testagem e proposição de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e biológicas de 2o grau, baseada na aprendizagem por descoberta.
Autor
Yolanda Ernestina Alicia Reinoso Hood
Orientação
Therezinha Prestes Veras
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1981
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Envolve a proposição, testagem e avaliação de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e Biológicas no 2º grau, baseada na aprendizagem pela descoberta. Verifica em que medida os objetivos gerais do ensino das Ciências, isto é, a aquisição de informações e compreensão funcional das generalizações científicas, do método científico e desenvolvimento do pensamento reflexivo e da atitude científica, podem ser atingidos por meio da estratégia de ensino proposta. Trabalha com dois sistemas instrucionais: um deles, o grupo experimental, foi composto de 15 sujeitos e o outro, o grupo controle, de 14 sujeitos; estes foram distribuídos aleatoriamente após o emparelhamento direto por características observáveis, e tomados da 1ª série (turma única) do Colégio Agrícola de Santa Maria (CASM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve-os, concomitantemente, durante o último bimestre do ano de 1980 e, no final da instrução, compara-os em relação ao aproveitamento dos estudantes na consecução dos três objetivos gerais do ensino científico e à efetividade da instrução. Os resultados revelam um crescimento significativo para o grupo experimental quanto aos objetivos gerais do ensino, bem como melhores resultados para este grupo quanto a efetividade da instrução. Conclui que a estratégia da descoberta propicia resultados instrucionais mais eficazes e efetivos, devido a um planejamento consistente e eficaz e a uma utilização funcional e efetiva dos procedimentos e materiais instrucionais.
Palavras Chave
Ciências Físicas; aprendizagem; estratégia

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas