A criança da periferia de São Carlos e seu ambiente - prolegômenos para um projeto de educação científica.

Título
A criança da periferia de São Carlos e seu ambiente - prolegômenos para um projeto de educação científica.
Autor
Edson do Carmo Inforsato
Orientação
Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1986
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Visa o traçado de um painel descritivo da população de alunos da Escola Estadual de Primeiro Grau "Conde do Pinhal", situada em região periférica da cidade de São Carlos - SP. Seleciona uma amostra da população de alunos do sexo masculino, que cursavam a 2a série do 1o grau em 1983 e que foram atendidos pelo projeto "Implementação de Classes de Período Integral em Escola Pública de Primeiro Grau" no transcorrer de 1982. Faz observação naturalística no quotidiano destes alunos, mediante visitas à escola e ao domicílio do aluno. Entrevista duas professoras regentes das classes dos alunos sujeitos deste trabalho. Analisa dados complementares sobre a mesma população, referentes às condições de vida, de higiene, de saúde e a aspectos definidores da dinâmica de relações entre os atores sociais nos núcleos familiares desta população. Classifica a população como pertencente aos estratos inferiores na escala sócio-econômica, externando características comuns a populações residentes em periferia urbana. Detecta um distanciamento considerável entre a escola e os alunos, manifestado, sobretudo, pela inadequação entre os programas instrucionais e o acervo de repertório destes alunos. Quanto a este último, percebe uma mescla de elementos rurais - revelados por atitudes e práticas cotidianas - e de elementos urbanos - revelados por manifestações de um imaginário rico, influenciado significativamente pelos meios de comunicação de massa. Ainda no que se refere ao repertório dos alunos, detecta manifestações verbais sob forma de perguntas e explicações, que fazem constantes referências a elementos advindos do conhecimento científico. Preconiza o desenvolvimento de projetos educacionais que proponham programas de ensino em bases curriculares integradoras, tendo a educação científica como elo de integração. Os elementos veiculados nestes programas devem estabelecer pontos de identidade com as populações atendidas, podendo assim contribuir para o processo de aprimoramento social destas populações.
Palavras Chave
Conde do Pinhal; alunos; ensino

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno