O computador no ensino experimental de Física: análise de um exercício de simulação.
Título
O computador no ensino experimental de Física: análise de um exercício de simulação.
O computador no ensino experimental de Física: análise de um exercício de simulação.
Autor
Alice Sizuko Iramina
Alice Sizuko Iramina
Orientação
Fuad Daher Saad
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a introdução do computador em uma situação de ensino de Física, visando subsidiar a compreensão de efeitos dessa introdução no sistema de ensino. A situação observada é desenvolvida em um laboratório de ensino do Ciclo Básico dos cursos de graduação Licenciatura e/ou Bacharelado em Física, Química e Matemática da Universidade de São Paulo, referindo-se às disciplinas “Laboratório de Física III” e “Laboratório de Física IV”, ministradas em 1984 e 1985 no Instituto de Física. Envolve análise de indicadores de desempenho do sistema instrucional subjacentes às opiniões de docentes e de alunos-monitores relativas ao próprio desempenho da situação em questão. Para desenvolver esta análise, constrói um instrumento específico por derivação empírica a partir dos dados coletados. Procura abranger a complexidade de um sistema onde professor, aluno-monitor, sujeito e computador (hardware e software) interagem mutuamente numa intrincada teia de inter-relações. Sugere que a introdução do computador no sistema instrucional transfere, para o mesmo, o papel de um “sistema de comunicação visual” no processo de propagação das informações.
Analisa a introdução do computador em uma situação de ensino de Física, visando subsidiar a compreensão de efeitos dessa introdução no sistema de ensino. A situação observada é desenvolvida em um laboratório de ensino do Ciclo Básico dos cursos de graduação Licenciatura e/ou Bacharelado em Física, Química e Matemática da Universidade de São Paulo, referindo-se às disciplinas “Laboratório de Física III” e “Laboratório de Física IV”, ministradas em 1984 e 1985 no Instituto de Física. Envolve análise de indicadores de desempenho do sistema instrucional subjacentes às opiniões de docentes e de alunos-monitores relativas ao próprio desempenho da situação em questão. Para desenvolver esta análise, constrói um instrumento específico por derivação empírica a partir dos dados coletados. Procura abranger a complexidade de um sistema onde professor, aluno-monitor, sujeito e computador (hardware e software) interagem mutuamente numa intrincada teia de inter-relações. Sugere que a introdução do computador no sistema instrucional transfere, para o mesmo, o papel de um “sistema de comunicação visual” no processo de propagação das informações.
Palavras Chave
computador; ensino de física; simulação
computador; ensino de física; simulação
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos