O ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião.

Título
O ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião.
Autor
Maria Tereza Soler Jorge
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa o papel do ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião. Desenvolve a pesquisa em 1994, junto a alunos do CEFAM (Centro Especifico de Formação e Aperfeicoamento do Magistério) - Campinas-SP. Utiliza, como procedimentos investigativos, entrevistas, questionários, debates, análise e produção de textos pelos alunos. Os resultados revelam que os alunos, tanto os muito religiosos (os pentecostais) como os outros, convivem sem problemas com as idéias religiosas e científicas, mesmo quando diferentes na explicação de um mesmo fenômeno. Isto porque não concebem a ciência como conhecimento relacionado a valores éticos, mas como um instrumento a ser utilizado para a resolução de problemas práticos, constituída sempre por meio da observação e comprovada experimentalmente. Conclui, usando como referenciais obras de Heller, Bachelard e Horkheimer, que a ciência ensinada na escola não favorece a "razão especulativa", não se constituí como um sistema de valores junto aos alunos, porque no ensino de Ciências vem predominando uma concepção essencialmente instrumental e empiricista desse conhecimento associada à ênfase no uso de categorias de pensamento do cotidiano.
Palavras Chave
ciências; ensino; religião.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas