O treinamento de professores para o ensino de Ciências - adoção de uma inovação.

Título
O treinamento de professores para o ensino de Ciências - adoção de uma inovação.
Autor
Rail Gebara José
Orientação
Instituição
UNITAU
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Ano
1976
Cidade / UF
Taubaté/SP
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
Tendo em vista a importância e o alto investimento no treinamento de professores, há necessidade de uma avaliação contínua a fim de verificar a eficiência desse treinamento e fazer o replanejamento adequado. Com isto em vista, avalia o efeito do treinamento de professores de Ciências na adoção de uma inovação - consubstanciada no texto “Iniciação à Ciência”- IBECC (5a a 8a séries) e identifica algumas variáveis que influíram nessa adoção. Apresenta um breve histórico dos movimentos mundiais e nacionais, ligados à renovação do ensino de Ciências e ao treinamento de professores. Descreve a nova proposta de ensino e compara as abordagens do passado com as atuais. Apresenta os objetivos gerais dos cursos de treinamento do IBECC-FUNBEC-CECISP. Descreve o estudo feito junto aos professores treinados na inovação proposta e apresenta uma descrição analítica dos dados obtidos, tendo em vista os objetivos propostos. Finalizando, reúne algumas sugestões para futuros cursos de treinamento e para produção de material de ensino.
Palavras Chave
professores; ensino de Ciências; treinamento

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores