Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2o grau.

Título
Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2o grau.
Autor
Rosária da Silva Justi
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Acompanha o movimento das idéias de 40 alunos do 1o ano do 2o grau acerca da constituição da matéria, buscando verificar se e como se deu o processo de mudança conceitual. O estudo foi realizado em um processo regular de ensino-aprendizagem de Química com utilização de um material instrucional e de uma metodologia alternativa, onde cada aluno era considerado responsável pela construção de seu conhecimento. Analisa diversas manifestações escritas dos alunos e as situações de interação em sala de aula dos alunos entre si e deles com o professor. Tem como parâmetros para análise inicial os aspectos básicos do modelo descontínuo, a fim de buscar compreender os significados que os alunos atribuíam a cada um deles, assim como às transformações que ocorriam nesses significados ao longo do processo, Num segundo momento, considera na análise pressupostos construtivistas para os processos de ensino e aprendizagem, na tentativa de elucidar aspectos do processo cognitivo vivido pelos alunos. Ambas as análises apontam para a ocorrência da significativas modificações nas idéias dos alunos sobre a constituição da matéria. Entretanto, não caracterizam a chegada a uma concepção única, congruente e estática, mas concepções genéricas, multidimensionadas e dinâmicas, refletindo, portanto a idiossincrasia do processo de construção de conhecimento de cada indivíduo.
Palavras Chave
Aprendizagem; química; mudança.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno