Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2o grau.
Título
Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2o grau.
Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2o grau.
Autor
Rosária da Silva Justi
Rosária da Silva Justi
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Acompanha o movimento das idéias de 40 alunos do 1o ano do 2o grau acerca da constituição da matéria, buscando verificar se e como se deu o processo de mudança conceitual. O estudo foi realizado em um processo regular de ensino-aprendizagem de Química com utilização de um material instrucional e de uma metodologia alternativa, onde cada aluno era considerado responsável pela construção de seu conhecimento. Analisa diversas manifestações escritas dos alunos e as situações de interação em sala de aula dos alunos entre si e deles com o professor. Tem como parâmetros para análise inicial os aspectos básicos do modelo descontínuo, a fim de buscar compreender os significados que os alunos atribuíam a cada um deles, assim como às transformações que ocorriam nesses significados ao longo do processo, Num segundo momento, considera na análise pressupostos construtivistas para os processos de ensino e aprendizagem, na tentativa de elucidar aspectos do processo cognitivo vivido pelos alunos. Ambas as análises apontam para a ocorrência da significativas modificações nas idéias dos alunos sobre a constituição da matéria. Entretanto, não caracterizam a chegada a uma concepção única, congruente e estática, mas concepções genéricas, multidimensionadas e dinâmicas, refletindo, portanto a idiossincrasia do processo de construção de conhecimento de cada indivíduo.
Acompanha o movimento das idéias de 40 alunos do 1o ano do 2o grau acerca da constituição da matéria, buscando verificar se e como se deu o processo de mudança conceitual. O estudo foi realizado em um processo regular de ensino-aprendizagem de Química com utilização de um material instrucional e de uma metodologia alternativa, onde cada aluno era considerado responsável pela construção de seu conhecimento. Analisa diversas manifestações escritas dos alunos e as situações de interação em sala de aula dos alunos entre si e deles com o professor. Tem como parâmetros para análise inicial os aspectos básicos do modelo descontínuo, a fim de buscar compreender os significados que os alunos atribuíam a cada um deles, assim como às transformações que ocorriam nesses significados ao longo do processo, Num segundo momento, considera na análise pressupostos construtivistas para os processos de ensino e aprendizagem, na tentativa de elucidar aspectos do processo cognitivo vivido pelos alunos. Ambas as análises apontam para a ocorrência da significativas modificações nas idéias dos alunos sobre a constituição da matéria. Entretanto, não caracterizam a chegada a uma concepção única, congruente e estática, mas concepções genéricas, multidimensionadas e dinâmicas, refletindo, portanto a idiossincrasia do processo de construção de conhecimento de cada indivíduo.
Palavras Chave
Aprendizagem; química; mudança.
Aprendizagem; química; mudança.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno