Ser sendo: a energia que se conserva ao se transformar - análise de situações da emergência do conceito de energia na aprendizagem em exposição científica e na história

Título
Ser sendo: a energia que se conserva ao se transformar - análise de situações da emergência do conceito de energia na aprendizagem em exposição científica e na história
Autor
Marly Iyo Kamioji
Orientação
Amélia Império Hamburguer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda o conceito de energia do ponto de vista histórico e do processo de ensino-aprendizagem. No contexto de uma exposição científica na Universidade de São Paulo, entrevista quatro alunos de 1o grau, visitantes da exposição, buscando identificar a construção do conceito de energia pelos alunos. Analisando outra entrevista, com um monitor da exposição, procura enfocar a importância do conhecimento prévio do aluno como requisito para o ensino. Nessas entrevistas, utiliza o conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP) de Vygotsky. Detecta, por parte dos alunos, uma organização interna do conhecimento e, por parte do monitor, um conhecimento pedagógico do senso comum. Conclui que a exposição científica é um espaço propício para a aprendizagem e para orientações pedagógicas, como subsídios históricos e filosóficos.
Palavras Chave
energia; ensino; aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno, Organização da Inst. Não-Escolar, História da Ciência