Concepção de Ciência e ensino de Ciências: a visão de professores de 2o grau do Estado do Rio de Janeiro.

Título
Concepção de Ciência e ensino de Ciências: a visão de professores de 2o grau do Estado do Rio de Janeiro.
Autor
Vera Koschnitzki
Orientação
Alda Judith Alves
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga em que medida a concepção da ciência apresentada por professores de Física, Química e Biologia, de escolas públicas de 2o grau, reflete uma visão crítica do processo de produção do conhecimento científico, bem como de suas vinculações com a sociedade em geral e o cotidiano do aluno em particular. Foram realizadas 30 entrevistas focalizando os seguintes aspectos: objetivo da ciência e sua relação com a sociedade, concepção do conhecimento científico, concepção de método científico e o papel do ensino das ciências naturais na Escola Pública de 2o grau. Os resultados revelam concepções, em geral, pouco claras e muitas vezes contraditórias quanto a estas questões. A maioria das respostas dadas indica que a concepção de ciência predominante entre os professores parece corresponder a uma visão positivista. Embora relacionem a ciência à sociedade, poucos são os professores que demonstram uma postura crítica em relação à própria ciência. Apesar de enfatizarem a importância do método científico, grande parte não aborda a questão do método com seus alunos. Quanto ao ensino das ciências naturais, é dado maior destaque à compreensão dos fenômenos naturais de que à formação da consciência crítica necessária ao exercício da cidadania. Salienta que a concepção de ciência transmitida aos alunos contribui para uma visão mitificada da ciência. Alguns professores apresentam uma visão crítica do conhecimento científico demonstrando, no entanto, dificuldades em incorporá-la na sua prática de sala de aula.
Palavras Chave
Produção de conhecimento científico; concepção método; ensino; fomação; educador.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor