Concepção de Ciência e ensino de Ciências: a visão de professores de 2o grau do Estado do Rio de Janeiro.
Título
Concepção de Ciência e ensino de Ciências: a visão de professores de 2o grau do Estado do Rio de Janeiro.
Concepção de Ciência e ensino de Ciências: a visão de professores de 2o grau do Estado do Rio de Janeiro.
Autor
Vera Koschnitzki
Vera Koschnitzki
Orientação
Alda Judith Alves
Alda Judith Alves
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga em que medida a concepção da ciência apresentada por professores de Física, Química e Biologia, de escolas públicas de 2o grau, reflete uma visão crítica do processo de produção do conhecimento científico, bem como de suas vinculações com a sociedade em geral e o cotidiano do aluno em particular. Foram realizadas 30 entrevistas focalizando os seguintes aspectos: objetivo da ciência e sua relação com a sociedade, concepção do conhecimento científico, concepção de método científico e o papel do ensino das ciências naturais na Escola Pública de 2o grau. Os resultados revelam concepções, em geral, pouco claras e muitas vezes contraditórias quanto a estas questões. A maioria das respostas dadas indica que a concepção de ciência predominante entre os professores parece corresponder a uma visão positivista. Embora relacionem a ciência à sociedade, poucos são os professores que demonstram uma postura crítica em relação à própria ciência. Apesar de enfatizarem a importância do método científico, grande parte não aborda a questão do método com seus alunos. Quanto ao ensino das ciências naturais, é dado maior destaque à compreensão dos fenômenos naturais de que à formação da consciência crítica necessária ao exercício da cidadania. Salienta que a concepção de ciência transmitida aos alunos contribui para uma visão mitificada da ciência. Alguns professores apresentam uma visão crítica do conhecimento científico demonstrando, no entanto, dificuldades em incorporá-la na sua prática de sala de aula.
Investiga em que medida a concepção da ciência apresentada por professores de Física, Química e Biologia, de escolas públicas de 2o grau, reflete uma visão crítica do processo de produção do conhecimento científico, bem como de suas vinculações com a sociedade em geral e o cotidiano do aluno em particular. Foram realizadas 30 entrevistas focalizando os seguintes aspectos: objetivo da ciência e sua relação com a sociedade, concepção do conhecimento científico, concepção de método científico e o papel do ensino das ciências naturais na Escola Pública de 2o grau. Os resultados revelam concepções, em geral, pouco claras e muitas vezes contraditórias quanto a estas questões. A maioria das respostas dadas indica que a concepção de ciência predominante entre os professores parece corresponder a uma visão positivista. Embora relacionem a ciência à sociedade, poucos são os professores que demonstram uma postura crítica em relação à própria ciência. Apesar de enfatizarem a importância do método científico, grande parte não aborda a questão do método com seus alunos. Quanto ao ensino das ciências naturais, é dado maior destaque à compreensão dos fenômenos naturais de que à formação da consciência crítica necessária ao exercício da cidadania. Salienta que a concepção de ciência transmitida aos alunos contribui para uma visão mitificada da ciência. Alguns professores apresentam uma visão crítica do conhecimento científico demonstrando, no entanto, dificuldades em incorporá-la na sua prática de sala de aula.
Palavras Chave
Produção de conhecimento científico; concepção método; ensino; fomação; educador.
Produção de conhecimento científico; concepção método; ensino; fomação; educador.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor
Conteúdo-Método, Características do Professor