O ensino de Biologia em São Paulo - fases de renovação.

Título
O ensino de Biologia em São Paulo - fases de renovação.
Autor
Myriam Krasilchik
Orientação
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1972
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Verifica em que medida o BSCS (Biological Science Curriculum Study) foi utilizado pelos professores brasileiros a partir de sua introdução em 1961, a forma pela qual foi usado, bem como os problemas e obstáculos que poderiam ter dificultado sua plena adoção. Busca, desse modo, fornecer dados necessários para avaliar os efeitos reais da renovação ocorrida na área de Ciências, na última década, em nosso meio, partindo da análise da situação atual do ensino da Biologia. Fornece subsídios para a elaboração de programas mais adequados às condições brasileiras, a produção de materiais para o ensino e a preparação de professores. Conclui que: a) o número de aulas de Biologia no horário escolar é pequeno; b) muitas escolas incluem Ciências em seu conjunto de disciplinas, em lugar de Física, Química e Biologia; c) é preciso colocar à disposição dos professores material para renovação curricular do ensino de Biologia; d) para que um currículo seja adotado é imprescindível que, além dos cuidados a serem tomados durante sua preparação, seja também dedicado tempo e esforço para planejar a sua forma de difusão no sistema educacional.
Palavras Chave
ensino de Biologia; São Paulo; professores; BSCS

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas