Valor, ciência e educação - um estudo teórico sobre os condicionantes econômicos do ensino de Ciências.

Título
Valor, ciência e educação - um estudo teórico sobre os condicionantes econômicos do ensino de Ciências.
Autor
Wojciech Andrzej Kulesza
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a inter-relação entre ciência, educação e economia, de acordo com a teoria marxista do valor aplicada às características do estado moderno. Partindo do advento do Capitalismo, examina historicamente a inserção da ciência e da educação na sociedade. Revela a articulação entre ciência, educação e economia e suas implicações no ensino de Ciências, especialmente da Física, no início dos anos 30 e no início dos anos 40, na sociedade brasileira. O exame da realidade brasileira nos anos 80, do ponto de vista da produção de valor, permite identificar as características atuais do sistema nacional de ciência e educação. Traz conseqüências para a prática educativa atual de professores de ciências, particularmente. no que se refere ao ensino de Física.
Palavras Chave
ciência; educação; economia; marxismo.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas