Valor, ciência e educação - um estudo teórico sobre os condicionantes econômicos do ensino de Ciências.
Título
Valor, ciência e educação - um estudo teórico sobre os condicionantes econômicos do ensino de Ciências.
Valor, ciência e educação - um estudo teórico sobre os condicionantes econômicos do ensino de Ciências.
Autor
Wojciech Andrzej Kulesza
Wojciech Andrzej Kulesza
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a inter-relação entre ciência, educação e economia, de acordo com a teoria marxista do valor aplicada às características do estado moderno. Partindo do advento do Capitalismo, examina historicamente a inserção da ciência e da educação na sociedade. Revela a articulação entre ciência, educação e economia e suas implicações no ensino de Ciências, especialmente da Física, no início dos anos 30 e no início dos anos 40, na sociedade brasileira. O exame da realidade brasileira nos anos 80, do ponto de vista da produção de valor, permite identificar as características atuais do sistema nacional de ciência e educação. Traz conseqüências para a prática educativa atual de professores de ciências, particularmente. no que se refere ao ensino de Física.
Analisa a inter-relação entre ciência, educação e economia, de acordo com a teoria marxista do valor aplicada às características do estado moderno. Partindo do advento do Capitalismo, examina historicamente a inserção da ciência e da educação na sociedade. Revela a articulação entre ciência, educação e economia e suas implicações no ensino de Ciências, especialmente da Física, no início dos anos 30 e no início dos anos 40, na sociedade brasileira. O exame da realidade brasileira nos anos 80, do ponto de vista da produção de valor, permite identificar as características atuais do sistema nacional de ciência e educação. Traz conseqüências para a prática educativa atual de professores de ciências, particularmente. no que se refere ao ensino de Física.
Palavras Chave
ciência; educação; economia; marxismo.
ciência; educação; economia; marxismo.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas