A educação científica comeniana.

Título
A educação científica comeniana.
Autor
Wojciech Andrzej Kulesza
Orientação
Pedro Laudinor Göergen
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Comenius é um autor constantemente citado na maioria dos trabalhos teóricos em educação, principalmente aqueles de natureza histórica ou metodológica. No entanto, uma adequada avaliação de sua contribuição para a moderna pedagogia está longe de ser considerada pelos nossos educadores, tanto na teoria, como na prática educativa. Essa falta de compreensão da obra do autor da Didática Magna, pode ser atribuída, não somente à insuficiência de publicações de seus trabalhos originais e estudos modernos sobre seu pensamento, mas, principalmente, devido a histórica distorção de considerá-lo como precursor sistemático de nossas atuais tendências educacionais. Este trabalho intenta corrigir esse equívoco através de um estudo completo de suas propostas educacionais. Analisa a vida e a obra de Comenius tendo em vista as profundas transformações ocorridas no século XVII, especialmente a ruptura da ordem feudal e o início da revolução científica. Faz uma revisão da repercussão de suas idéias na educação brasileira, no século XVII até nossos dias, exibindo a falta de conhecimento de seu sistema de educação, apesar da constante citação de seu nome. Resume o método comeniano, mostrando a atualidade de suas prescrições e apontando sua principais características. O uso do pensamento sincrético é enfatizado como a principal ferramenta comeniana para a teoria e prática da educação. Prossegue a discussão fazendo uma aplicação do seu método ao ensino de Ciências, mostrando como sua visão da formação científica está diretamente relacionada com sua concepção de ciência, que contrasta com o moderno tratamento dessa questão. Mostra a relevância do sistema de educação comeniana na consideração dos atuais problemas da educação brasileira, discutindo uma proposta de abordagem comeniana ao tema da alfabetização científica.
Palavras Chave
Comenius

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência