A construção do conhecimento em sala de aula.

Título
A construção do conhecimento em sala de aula.
Autor
Carlos Eduardo Laburú
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda o conhecimento desenvolvido por alunos em situação de sala de aula, na perspectiva teórica da epistemologia piagetiana e do modelo de mudança conceitual. Estrutura as idéias elaboradas pelos alunos com base nos instantes dados pelo par conceitual piagetiano perturbação - compensação. Coleta dados por intermédio de sete situações de ensino gravadas em vídeo, relativas a conteúdos de termologia e cinemática angular. Emprega formalismos fundamentados no modelo de mudança conceitual para parametrizar a estabilidade encontrada nas compensações. Ressalta, como conclusão, que as concepções de estudantes só serão superadas quando um segundo conjunto de concepções cognitivas são fatores necessários nesse processo, mas não suficientes.
Palavras Chave
pertub; compensações piagetianas; const. Do conhecimento em sala de aula; mudança

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno