Análise da eficiência de um treinamento de professores para o ensino de Ciências no currículo por atividades.
Título
Análise da eficiência de um treinamento de professores para o ensino de Ciências no currículo por atividades.
Análise da eficiência de um treinamento de professores para o ensino de Ciências no currículo por atividades.
Autor
Leocádio José Correia Ribas Lameira
Leocádio José Correia Ribas Lameira
Orientação
Ayrton Dutra Corrêa
Ayrton Dutra Corrêa
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa a eficiência de um treinamento de professores para o ensino de Ciências no Currículo por Atividades, verificando se os docentes que realizaram treinamento apresentam uma concepção de ensino de Ciências diferente da concepção daqueles que não realizaram treinamento, quanto ao desenvolvimento de habilidades científicas, conceitos básicos de Ciências e aprendizagem por descoberta. Ainda, procura verificar se os alunos dos professores que realizaram treinamento apresentam uma preferência por Ciências maior do que os alunos dos que não realizaram treinamento e se houve diferença na maneira de conduzir a aula entre professores que realizaram treinamento e os que não o realizaram. Participam do estudo 47 docentes e 228 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Maria e Porto Alegre, RS. Dois instrumentos foram usados para coleta de dados: um teste para verificar a compreensão dos professores do Currículo por Atividades sobre o que é ensinar Ciências e um teste para verificar a preferência dos alunos pelo estudo de Ciências no Currículo por Atividades. Verifica que os professores que não realizaram treinamento são mais coerentes do que os professores que realizaram treinamento, em sua maneira de conceber o que é ensinar Ciências e atuar em sala de aula. Entretanto, tal coerência não se refere ao trabalho com o método da descoberta. Quanto ao resultado do teste para verificar a preferência dos alunos pelo estudo de Ciências no Currículo por Atividades, constata um maior percentual na preferência pelo estudo de Ciências em relação aos demais componentes, bem como na ordem de preferência por Ciências.
Analisa a eficiência de um treinamento de professores para o ensino de Ciências no Currículo por Atividades, verificando se os docentes que realizaram treinamento apresentam uma concepção de ensino de Ciências diferente da concepção daqueles que não realizaram treinamento, quanto ao desenvolvimento de habilidades científicas, conceitos básicos de Ciências e aprendizagem por descoberta. Ainda, procura verificar se os alunos dos professores que realizaram treinamento apresentam uma preferência por Ciências maior do que os alunos dos que não realizaram treinamento e se houve diferença na maneira de conduzir a aula entre professores que realizaram treinamento e os que não o realizaram. Participam do estudo 47 docentes e 228 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Maria e Porto Alegre, RS. Dois instrumentos foram usados para coleta de dados: um teste para verificar a compreensão dos professores do Currículo por Atividades sobre o que é ensinar Ciências e um teste para verificar a preferência dos alunos pelo estudo de Ciências no Currículo por Atividades. Verifica que os professores que não realizaram treinamento são mais coerentes do que os professores que realizaram treinamento, em sua maneira de conceber o que é ensinar Ciências e atuar em sala de aula. Entretanto, tal coerência não se refere ao trabalho com o método da descoberta. Quanto ao resultado do teste para verificar a preferência dos alunos pelo estudo de Ciências no Currículo por Atividades, constata um maior percentual na preferência pelo estudo de Ciências em relação aos demais componentes, bem como na ordem de preferência por Ciências.
Palavras Chave
treinamento; professores; ensino de Ciências
treinamento; professores; ensino de Ciências
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores