Redimensionando o ensino de Física numa perspectiva histórica.

Título
Redimensionando o ensino de Física numa perspectiva histórica.
Autor
Cássio Costa Laranjeiras
Orientação
João Zanetic
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Discute a importância e necessidade de se enfatizar a dimensão cultural da ciência nos currículos de Física, através da inserção de elementos da história e filosofia da ciência no universo escolar. Parte da concepção de educação de Paulo Freire, à qual reúne contribuições de Caio Prado Jr. acerca da construção do conhecimento e, ainda, da epistemologia da ciência de Gaston Bachelard. Apresenta diferentes posições correntes em relação à utilização da história e filosofia da ciência no ensino de Física, defendendo abordagens que favoreçam a ênfase cultural pretendida. Critica a concepção “bancária” predominante na escola atual e, como exemplo, faz uma revisão crítica da abordagem do tema “luz” pelos livros didáticos mais utilizados nos cursos de Física no 2o e 3o graus. Fornece subsídios para professores traçando um panorama histórico das concepções acerca da natureza da luz, notadamente nas obras de Newton e Huygens.
Palavras Chave
história da ciência; ensino de física; conhecimento.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas