A formação do licenciando e suas perspectivas de atuação no magistério: analisando as informações manifestadas pelos docentes nela atuantes.
Título
A formação do licenciando e suas perspectivas de atuação no magistério: analisando as informações manifestadas pelos docentes nela atuantes.
A formação do licenciando e suas perspectivas de atuação no magistério: analisando as informações manifestadas pelos docentes nela atuantes.
Autor
Sebastião de Souza Lemes
Sebastião de Souza Lemes
Orientação
Myrtes Alonso
Myrtes Alonso
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1990
1990
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga opinião dos professores sobre o processo de formação do licenciado em Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química existentes na cidade de Ribeirão Preto - SP. Considera os aspectos didático-metodológicos, curriculares e do magistério enquanto profissão. Parte da suposição de que esse processo de formação passa hoje por uma crise, cujas raízes estariam na própria condição de trabalho dos professores, bem como na descaracterização dos objetivos principais do curso. Constata carência de aulas práticas de laboratórios devidamente equipados, avaliações inadequadas à disciplina, em suma, um tratamento didático-pedagógico não condizente com a especificidade da matéria. Observa que o currículo, no seu conjunto, é pouco conhecido dos sujeitos nele atuantes, o que os leva a um descompromisso com suas propostas. Além disso, não parece refletir as preocupações atuais que procuram considerar de forma crítica o processo de formação dos profissionais. Afirma que o magistério, como profissão, está a nível do desejável, enquanto que as atuais condições de trabalho provocam pessimismo e desinteresse, chegando mesmo a confirmar as suspeitas de que os professores, geralmente, encaram tal atividade como bico.
Investiga opinião dos professores sobre o processo de formação do licenciado em Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química existentes na cidade de Ribeirão Preto - SP. Considera os aspectos didático-metodológicos, curriculares e do magistério enquanto profissão. Parte da suposição de que esse processo de formação passa hoje por uma crise, cujas raízes estariam na própria condição de trabalho dos professores, bem como na descaracterização dos objetivos principais do curso. Constata carência de aulas práticas de laboratórios devidamente equipados, avaliações inadequadas à disciplina, em suma, um tratamento didático-pedagógico não condizente com a especificidade da matéria. Observa que o currículo, no seu conjunto, é pouco conhecido dos sujeitos nele atuantes, o que os leva a um descompromisso com suas propostas. Além disso, não parece refletir as preocupações atuais que procuram considerar de forma crítica o processo de formação dos profissionais. Afirma que o magistério, como profissão, está a nível do desejável, enquanto que as atuais condições de trabalho provocam pessimismo e desinteresse, chegando mesmo a confirmar as suspeitas de que os professores, geralmente, encaram tal atividade como bico.
Palavras Chave
química; magistério.
química; magistério.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas