Uma abordagem ausubeliana à organização do conteúdo em termodinâmica e teoria cinética dos gases ao nível de Física Geral.

Título
Uma abordagem ausubeliana à organização do conteúdo em termodinâmica e teoria cinética dos gases ao nível de Física Geral.
Autor
Augusto Otávio Galvão de Lima
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1981
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga o efeito de diferentes abordagens à organização do conteúdo de Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases, no que se refere à aprendizagem cognitiva do aluno. Duas amostras de estudantes de engenharia, aleatoriamente selecionadas, participam do experimento. Uma dessas amostras estudou o conteúdo sob uma abordagem convencional, enquanto que a outra o fez segundo uma abordagem baseada na teoria de aprendizagem de David Ausubel. Avalia a aprendizagem dos alunos em termos de conhecimento adquirido e do tipo de estruturação conceitual atribuída (mapeamento cognitivo) ao conteúdo. Os resultados sugerem algumas diferenças no mapeamento cognitivo, porém, nenhuma diferença em termos de desempenho no curso tal como medido no teste final.
Palavras Chave
ausubeliana; termodinâmica; teoria cinética dos fases; física geral.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método