Sistematização do fazer-intervenção facilitadora para a criação e desenvolvimento de trabalhos auto-iniciados.

Título
Sistematização do fazer-intervenção facilitadora para a criação e desenvolvimento de trabalhos auto-iniciados.
Autor
Josemar Coutinho Lima
Orientação
Célia Lúcia Monteiro de Castro
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1987
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Verifica se a utilização do método de projetos pelos alunos da 6a série do 1o grau contribui para a elaboração e execução de trabalhos auto-iniciados e com arranjos próprios. Relata um estudo comparativo entre um grupo de 18 alunos que trabalhou sistematizando a ação e um grupo de 19 alunos que trabalhou livremente, sem obrigatoriedade de sistematização prévia da ação, por intermédio da técnica de projetos. As atividades abordam noções básicas de eletricidade, manuseio correto de materiais elétricos (fios, lâmpadas, bocais, ferramentas, entre outras). Examina aspectos gerais da educação sob o ponto de vista da ideologia democrática e analisa os resultados de trabalhos obtidos em laboratórios de ciências. Conclui que os melhores resultados foram obtidos pelo grupo que trabalhou sistematizando a ação. A experiência demonstra o valor da sistematização na conclusão dos trabalhos imaginados por alunos.
Palavras Chave
método de projetos; sistematização; trabalhos

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método