A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física.
Título
A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física.
A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física.
Autor
Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima
Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima
Orientação
Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1993
1993
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Estuda a relação interpessoal entre os professores de Física e seus alunos em três escolas de 2o grau, situadas no município do Rio de Janeiro. Analisa a construção do conhecimento a respeito de calor e temperatura, por parte dos estudantes, à luz da contribuição da conduta pessoal e da postura profissional-metodológica de cada docente. Conclui que além dos conhecimentos científicos exigidos do professor, a criação e a manutenção de um bom nível de relacionamento pessoal com o corpo discente é imprescindível como agente estimulador e facilitador para a mudança conceitual dos alunos, levando-os das idéias adquiridas de suas vivências à elaboração de uma conceituação cada vez mais próxima da cientificamente aceita.
Estuda a relação interpessoal entre os professores de Física e seus alunos em três escolas de 2o grau, situadas no município do Rio de Janeiro. Analisa a construção do conhecimento a respeito de calor e temperatura, por parte dos estudantes, à luz da contribuição da conduta pessoal e da postura profissional-metodológica de cada docente. Conclui que além dos conhecimentos científicos exigidos do professor, a criação e a manutenção de um bom nível de relacionamento pessoal com o corpo discente é imprescindível como agente estimulador e facilitador para a mudança conceitual dos alunos, levando-os das idéias adquiridas de suas vivências à elaboração de uma conceituação cada vez mais próxima da cientificamente aceita.
Palavras Chave
Conhecimento; raciocíno; historias infantis;
Conhecimento; raciocíno; historias infantis;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos