AIDS e ensino: possibilidades.

Título
AIDS e ensino: possibilidades.
Autor
Rosângela Cristina Rosinski Lima
Orientação
Mansur Lutfi
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investiga como os professores de Ciências de 1a a 8a séries do 1o grau, da rede municipal de Curitiba, vêm trabalhando questões relacionadas à sexualidade e corpo humano, qual a ênfase adotada, que tipo de material de apoio utilizam, bem como quais as dificuldades encontradas. Constata o descaso e completo preconceito que a literatura vem colocando sobre esse tema, ampliando os obstáculos para o entendimento do assunto. Nesse contexto, coloca-se a questão da AIDS e suas relações com outros três elementos: vida, solidariedade e cidadania. Procura discutir diversas questões relativas a esses elementos: a) é possível trabalhar com esses quatro complexos elementos em nossas escolas; b) como fazê-lo num sistema educacional ainda conservador, inserido numa sociedade marcada por tabus e interditos; c) como romper com as limitações de informações fragmentárias do enfoque exclusivamente biológico; d) de que forma(s) metodologicamente mais consistente(s) poderemos abordar a questão da AIDS em nossas escolas, sem nos assemelharmos a verdadeiros “papagaios” de manuais de prevenção; e) caberia apenas ao professor de Ciências a responsabilidade pelo trabalho relacionado à sexualidade, à drogadição e à AIDS
Palavras Chave
AIDS; ensino; professores; sexualidade;

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor