A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau.

Título
A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau.
Autor
Joel Irineu Lohn
Orientação
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1994
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Desenvolve um estudo de caso a partir da realidade vivenciada pelos alunos de uma escola pública, no turno noturno, na 2a série do curso de Magistério no 2o grau, em que busca tornar a aquisição do conhecimento em Ciências (Química), um processo de construção do conhecimento a partir do social e do afetivo. Utiliza como principal referencial teórico Emília Ferreiro, construtora de trabalhos sobre alfabetização e processos de aprendizagem na escola primária (séries iniciais) na América Latina, a partir da interpretação da teoria piagetiana. Ressalta que os conteúdos e as formas de trabalhar foram determinadas pelo grupo e que o trabalho possibilitou aos alunos a utilização do conhecimento para poderem agir sobre o meio social em que vivem.
Palavras Chave
ensino de qu[imica; ciências; magistério;

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método