A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau.
Título
A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau.
A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau.
Autor
Joel Irineu Lohn
Joel Irineu Lohn
Orientação
José André Peres Angotti
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Desenvolve um estudo de caso a partir da realidade vivenciada pelos alunos de uma escola pública, no turno noturno, na 2a série do curso de Magistério no 2o grau, em que busca tornar a aquisição do conhecimento em Ciências (Química), um processo de construção do conhecimento a partir do social e do afetivo. Utiliza como principal referencial teórico Emília Ferreiro, construtora de trabalhos sobre alfabetização e processos de aprendizagem na escola primária (séries iniciais) na América Latina, a partir da interpretação da teoria piagetiana. Ressalta que os conteúdos e as formas de trabalhar foram determinadas pelo grupo e que o trabalho possibilitou aos alunos a utilização do conhecimento para poderem agir sobre o meio social em que vivem.
Desenvolve um estudo de caso a partir da realidade vivenciada pelos alunos de uma escola pública, no turno noturno, na 2a série do curso de Magistério no 2o grau, em que busca tornar a aquisição do conhecimento em Ciências (Química), um processo de construção do conhecimento a partir do social e do afetivo. Utiliza como principal referencial teórico Emília Ferreiro, construtora de trabalhos sobre alfabetização e processos de aprendizagem na escola primária (séries iniciais) na América Latina, a partir da interpretação da teoria piagetiana. Ressalta que os conteúdos e as formas de trabalhar foram determinadas pelo grupo e que o trabalho possibilitou aos alunos a utilização do conhecimento para poderem agir sobre o meio social em que vivem.
Palavras Chave
ensino de qu[imica; ciências; magistério;
ensino de qu[imica; ciências; magistério;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método