O ensino de Ciências e a formulação de perguntas e respostas em sala de aula.

Título
O ensino de Ciências e a formulação de perguntas e respostas em sala de aula.
Autor
Álvaro Lorencini Júnior
Orientação
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Mostra a importância da formulação de perguntas pelo professor no processo de aprendizagem, fazendo o aluno participar ativamente da aula, ao contrário do ensino tradicional que põe o professor em situação de destaque para apenas responder a supostos questionamentos dos alunos. Analisa a capacidade de o aluno formular questões objetivas e as técnicas de perguntas feitas pelo professor envolvendo o pensamento de todo o grupo, como fazer a pergunta, dar um “tempo de espera”, e depois escolher alguém para responder, do que o contrário, escolher um aluno e depois fazer a pergunta, pois assim o restante sentirá uma “irresponsabilidade” para pensar na resposta. Também foi observada a duração desse tempo de espera que, quanto menor for, mais autoritário será a colocação do professor e, quanto maior for essa espera, maior será a dispersão da atenção da classe. Aspecto importante é a reformulação da pergunta do professor para formas mais simplificadas, propiciando o entendimento do grupo. Assim, perguntas muito elaboradas e complexas devem ser refeitas ou divididas em partes, para incentivar o raciocínio e a participação do aluno.
Palavras Chave
ensino de ciências; perguntas; resposta.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método