Os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de Química no segundo grau.
Título
Os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de Química no segundo grau.
Os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de Química no segundo grau.
Autor
Mansur Lutfi
Mansur Lutfi
Orientação
José Augusto Rosário Rodrigues
José Augusto Rosário Rodrigues
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1982
1982
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Proposta de ensino de Química aplicada no 2o semestre de 1979 e nos anos de 1980 e 1981, na EEPSG “Prof. Architiclino Santos”, São Paulo-SP, a alunos da 2a série do 2o grau, da área primária. Desenvolve um curso com integração de dois aspectos: o fato de os alunos serem de área biológica e a existência da indústria alimentícia no local. O conteúdo envolve os processos de conservação de alimentos: osmose, acidificação, dissolução de membrana celular, impedimento de contato com o ar, pasteurização, congelamento, oxiredução, inibição de centro ativo de enzimas, etc. A proposta é desenvolvida interdisciplinarmente e inclui pesquisa nas indústrias alimentícias do Jaguaré. Os métodos usados para atingir os conceitos foram o analítico, pelo qual cada agente conservante é estudado, procurando-se determinar qual é o processo envolvido na conservação; e o método sintético, pelo qual se procura saber as causas da deterioração. Sendo a conservação de alimentos uma necessidade social, há também o aspecto histórico a ser enfocado, o que é feito com base nas contradições inerentes à sociedade capitalista. Experimentalmente, a proposta se desenvolve testando métodos industriais e consuetudinários de conservação de alimentos, procurando inferir qual o processo envolvido. Os resultados obtidos foram basicamente três: a) uma visão materialista do alimento: como subsistência e como mercadoria; b) um aprendizado significativo de conteúdos químicos; c) uma posição crítica face a determinação social e econômica dos hábitos alimentares. Apresenta os textos que os alunos receberam, os experimentos e controles realizados e os comentários que procuram esclarecer a proposta.
Proposta de ensino de Química aplicada no 2o semestre de 1979 e nos anos de 1980 e 1981, na EEPSG “Prof. Architiclino Santos”, São Paulo-SP, a alunos da 2a série do 2o grau, da área primária. Desenvolve um curso com integração de dois aspectos: o fato de os alunos serem de área biológica e a existência da indústria alimentícia no local. O conteúdo envolve os processos de conservação de alimentos: osmose, acidificação, dissolução de membrana celular, impedimento de contato com o ar, pasteurização, congelamento, oxiredução, inibição de centro ativo de enzimas, etc. A proposta é desenvolvida interdisciplinarmente e inclui pesquisa nas indústrias alimentícias do Jaguaré. Os métodos usados para atingir os conceitos foram o analítico, pelo qual cada agente conservante é estudado, procurando-se determinar qual é o processo envolvido na conservação; e o método sintético, pelo qual se procura saber as causas da deterioração. Sendo a conservação de alimentos uma necessidade social, há também o aspecto histórico a ser enfocado, o que é feito com base nas contradições inerentes à sociedade capitalista. Experimentalmente, a proposta se desenvolve testando métodos industriais e consuetudinários de conservação de alimentos, procurando inferir qual o processo envolvido. Os resultados obtidos foram basicamente três: a) uma visão materialista do alimento: como subsistência e como mercadoria; b) um aprendizado significativo de conteúdos químicos; c) uma posição crítica face a determinação social e econômica dos hábitos alimentares. Apresenta os textos que os alunos receberam, os experimentos e controles realizados e os comentários que procuram esclarecer a proposta.
Palavras Chave
ensino de Química; indústria alimentícia; conservação de alimentos
ensino de Química; indústria alimentícia; conservação de alimentos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas