A lição sabemos de cor, só nos resta aprender - uma investigação sobre a internalização de idéias relativas à radiação ionizante em sujeitos com e sem instrução formal na área nuclear.
Título
A lição sabemos de cor, só nos resta aprender - uma investigação sobre a internalização de idéias relativas à radiação ionizante em sujeitos com e sem instrução formal na área nuclear.
A lição sabemos de cor, só nos resta aprender - uma investigação sobre a internalização de idéias relativas à radiação ionizante em sujeitos com e sem instrução formal na área nuclear.
Autor
Lydia Cristina Queiroz Pereira da Luz
Lydia Cristina Queiroz Pereira da Luz
Orientação
Analúcia Schliemann
Analúcia Schliemann
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa as dificuldades em relacionar a teoria com a prática na Área da Radioterapia e se é possível a um sujeito desenvolver conceitos adequados sobre uma área que envolve um domínio relativamente complexo através da experiência. Participam do estudo 10 pós-graduados na área Nuclear e 17 técnicos em radioterapia sem instrução formal nessa área. Entrevista-os clinicamente, com base em 20 questões relativas às radiações ionizantes e ao seu emprego na Radioterapia. Os resultados indicam que: a) a mera capacidade de manipular fórmulas e de usar uma terminologia adequada, tal como transmitida pelo ensino formal, não garante que os sujeitos dominem o assunto; b) que também na área das Ciências os sujeitos apresentam dificuldades em associar os princípios com o conhecimento de suas aplicabilidades; c) que quando o domínio envolvido é relativamente complexo, a possibilidade de um sujeito desenvolver conceitos apropriados unicamente através da prática deve ser descartada.
Analisa as dificuldades em relacionar a teoria com a prática na Área da Radioterapia e se é possível a um sujeito desenvolver conceitos adequados sobre uma área que envolve um domínio relativamente complexo através da experiência. Participam do estudo 10 pós-graduados na área Nuclear e 17 técnicos em radioterapia sem instrução formal nessa área. Entrevista-os clinicamente, com base em 20 questões relativas às radiações ionizantes e ao seu emprego na Radioterapia. Os resultados indicam que: a) a mera capacidade de manipular fórmulas e de usar uma terminologia adequada, tal como transmitida pelo ensino formal, não garante que os sujeitos dominem o assunto; b) que também na área das Ciências os sujeitos apresentam dificuldades em associar os princípios com o conhecimento de suas aplicabilidades; c) que quando o domínio envolvido é relativamente complexo, a possibilidade de um sujeito desenvolver conceitos apropriados unicamente através da prática deve ser descartada.
Palavras Chave
instrução formal; método clínico piagetiano; radiações ionizantes; radiotera.
instrução formal; método clínico piagetiano; radiações ionizantes; radiotera.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior, Geral
Ensino Superior, Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno