A lição sabemos de cor, só nos resta aprender - uma investigação sobre a internalização de idéias relativas à radiação ionizante em sujeitos com e sem instrução formal na área nuclear.

Título
A lição sabemos de cor, só nos resta aprender - uma investigação sobre a internalização de idéias relativas à radiação ionizante em sujeitos com e sem instrução formal na área nuclear.
Autor
Lydia Cristina Queiroz Pereira da Luz
Orientação
Analúcia Schliemann
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
1990
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa as dificuldades em relacionar a teoria com a prática na Área da Radioterapia e se é possível a um sujeito desenvolver conceitos adequados sobre uma área que envolve um domínio relativamente complexo através da experiência. Participam do estudo 10 pós-graduados na área Nuclear e 17 técnicos em radioterapia sem instrução formal nessa área. Entrevista-os clinicamente, com base em 20 questões relativas às radiações ionizantes e ao seu emprego na Radioterapia. Os resultados indicam que: a) a mera capacidade de manipular fórmulas e de usar uma terminologia adequada, tal como transmitida pelo ensino formal, não garante que os sujeitos dominem o assunto; b) que também na área das Ciências os sujeitos apresentam dificuldades em associar os princípios com o conhecimento de suas aplicabilidades; c) que quando o domínio envolvido é relativamente complexo, a possibilidade de um sujeito desenvolver conceitos apropriados unicamente através da prática deve ser descartada.
Palavras Chave
instrução formal; método clínico piagetiano; radiações ionizantes; radiotera.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior, Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno