A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.
Título
A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.
A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.
Autor
Luiz Maccione
Luiz Maccione
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Verifica o papel da atividade em grupo, em uma aula experimental de Física, na construção de um conhecimento. Como referencial teórico, utiliza teorias piagetianas. Assume a atividade em grupo não apenas como opção metodológica, mas também como um bom instrumento de integração e de observação para o professor em sala de aula. Faz uma investigação com seis grupos de alunos de 1o e 2o graus da cidade de Guarapari (ES), utilizando um experimento sobre força centrípeta, proposto na forma de situações-problema. Através da observação dos grupos e de registros de suas atividades ao longo de todo o experimento, obtém dados que são analisados à luz de três fatores: o conhecimento lógico-matemático; o conhecimento físico e a interação do grupo. Conclui que a atividade realizada levou os alunos à construção ou aprimoramento do conhecimento lógico-matemático. A construção do conhecimento físico não pode ser verificada, apontando para a necessidade de uma revisão nos aspectos de conteúdo físico envolvidos na atividade.
Verifica o papel da atividade em grupo, em uma aula experimental de Física, na construção de um conhecimento. Como referencial teórico, utiliza teorias piagetianas. Assume a atividade em grupo não apenas como opção metodológica, mas também como um bom instrumento de integração e de observação para o professor em sala de aula. Faz uma investigação com seis grupos de alunos de 1o e 2o graus da cidade de Guarapari (ES), utilizando um experimento sobre força centrípeta, proposto na forma de situações-problema. Através da observação dos grupos e de registros de suas atividades ao longo de todo o experimento, obtém dados que são analisados à luz de três fatores: o conhecimento lógico-matemático; o conhecimento físico e a interação do grupo. Conclui que a atividade realizada levou os alunos à construção ou aprimoramento do conhecimento lógico-matemático. A construção do conhecimento físico não pode ser verificada, apontando para a necessidade de uma revisão nos aspectos de conteúdo físico envolvidos na atividade.
Palavras Chave
construção; conhecimento; experimento; grupo; atividade.
construção; conhecimento; experimento; grupo; atividade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno