A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.

Título
A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.
Autor
Luiz Maccione
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Verifica o papel da atividade em grupo, em uma aula experimental de Física, na construção de um conhecimento. Como referencial teórico, utiliza teorias piagetianas. Assume a atividade em grupo não apenas como opção metodológica, mas também como um bom instrumento de integração e de observação para o professor em sala de aula. Faz uma investigação com seis grupos de alunos de 1o e 2o graus da cidade de Guarapari (ES), utilizando um experimento sobre força centrípeta, proposto na forma de situações-problema. Através da observação dos grupos e de registros de suas atividades ao longo de todo o experimento, obtém dados que são analisados à luz de três fatores: o conhecimento lógico-matemático; o conhecimento físico e a interação do grupo. Conclui que a atividade realizada levou os alunos à construção ou aprimoramento do conhecimento lógico-matemático. A construção do conhecimento físico não pode ser verificada, apontando para a necessidade de uma revisão nos aspectos de conteúdo físico envolvidos na atividade.
Palavras Chave
construção; conhecimento; experimento; grupo; atividade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno