Avaliação do currículo de Química de 2o grau do colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro .
Título
Avaliação do currículo de Química de 2o grau do colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro .
Avaliação do currículo de Química de 2o grau do colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro .
Autor
Elizabeth Fernandes Macedo
Elizabeth Fernandes Macedo
Orientação
Lilia da Rocha Bastos
Lilia da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia o currículo de Química de 2o grau do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Adota por referenciais a Pedagogia Histórico-Crítica e as Teorias de Aprendizagem de Bruner e Ausubel. Analisa os planos de curso e de observações de prática pedagógica dos professores de Química da instituição. Aplica um teste oral a alunos submetidos ao currículo em vigor. Este instrumento teve por objetivo verificar em que medida os alunos compreendem situações cotidianas que envolvem a disciplina. Conclui que o ensino de Química da instituição organiza-se, principalmente, em função de exames de acesso à Universidade, fornecendo poucos elementos que permitam aos alunos atuarem criticamente em sua vida cotidiana. Trata as unidades de forma estanque, estando organizadas didaticamente, em geral, dos conteúdos menos para os mais inclusivos.
Avalia o currículo de Química de 2o grau do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Adota por referenciais a Pedagogia Histórico-Crítica e as Teorias de Aprendizagem de Bruner e Ausubel. Analisa os planos de curso e de observações de prática pedagógica dos professores de Química da instituição. Aplica um teste oral a alunos submetidos ao currículo em vigor. Este instrumento teve por objetivo verificar em que medida os alunos compreendem situações cotidianas que envolvem a disciplina. Conclui que o ensino de Química da instituição organiza-se, principalmente, em função de exames de acesso à Universidade, fornecendo poucos elementos que permitam aos alunos atuarem criticamente em sua vida cotidiana. Trata as unidades de forma estanque, estando organizadas didaticamente, em geral, dos conteúdos menos para os mais inclusivos.
Palavras Chave
avaliação; curriculo; ensino de química; química 2 grau.
avaliação; curriculo; ensino de química; química 2 grau.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas