A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico : uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN.
Título
A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico : uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN.
A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico : uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN.
Autor
Francisco Dutra de Macedo Filho
Francisco Dutra de Macedo Filho
Orientação
Otavio Augusto de Araújo Tavares
Otavio Augusto de Araújo Tavares
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa criticamente o principal instrumento de ensino - módulos do C.E.S. (Natal - RN) utilizado para a compreensão da auto-aprendizagem individualizada da disciplina de Química. Objetiva verificar se os módulos são capazes de gerar resultados satisfatórios de aprendizagem para a clientela. Recorre à técnica descritiva, incluindo a discussão e/ou crítica de aspectos determinados como critérios fundamentais de análise do material investigado, bem como a perspectiva psico-pedagógica-cognitivista da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, cujos pressupostos constituíram o parâmetro para a compreensão do processo de ensino. Evidencia o caráter mecânico da aprendizagem que pode ser efetuada através do material de ensino, além de sua incompatibilidade com a proposta metodológica dos CES. Aponta para a necessidade de se trabalhar uma nova perspectiva pedagógica, capaz não só de superar a utilização de um "modelo único", como também, de tornar a dimensão significativa da aprendizagem uma realidade concreta para a clientela.
Analisa criticamente o principal instrumento de ensino - módulos do C.E.S. (Natal - RN) utilizado para a compreensão da auto-aprendizagem individualizada da disciplina de Química. Objetiva verificar se os módulos são capazes de gerar resultados satisfatórios de aprendizagem para a clientela. Recorre à técnica descritiva, incluindo a discussão e/ou crítica de aspectos determinados como critérios fundamentais de análise do material investigado, bem como a perspectiva psico-pedagógica-cognitivista da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, cujos pressupostos constituíram o parâmetro para a compreensão do processo de ensino. Evidencia o caráter mecânico da aprendizagem que pode ser efetuada através do material de ensino, além de sua incompatibilidade com a proposta metodológica dos CES. Aponta para a necessidade de se trabalhar uma nova perspectiva pedagógica, capaz não só de superar a utilização de um "modelo único", como também, de tornar a dimensão significativa da aprendizagem uma realidade concreta para a clientela.
Palavras Chave
ensino de química; módulos; educação ambiental, educação formal.
ensino de química; módulos; educação ambiental, educação formal.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas