A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico : uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN.

Título
A ilusão do simplismo na transmissão do saber químico : uma análise dos módulos de ensino de Química do C.E.S. Profa. Lia Campos de Natal - RN.
Autor
Francisco Dutra de Macedo Filho
Orientação
Otavio Augusto de Araújo Tavares
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Ano
1991
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa criticamente o principal instrumento de ensino - módulos do C.E.S. (Natal - RN) utilizado para a compreensão da auto-aprendizagem individualizada da disciplina de Química. Objetiva verificar se os módulos são capazes de gerar resultados satisfatórios de aprendizagem para a clientela. Recorre à técnica descritiva, incluindo a discussão e/ou crítica de aspectos determinados como critérios fundamentais de análise do material investigado, bem como a perspectiva psico-pedagógica-cognitivista da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, cujos pressupostos constituíram o parâmetro para a compreensão do processo de ensino. Evidencia o caráter mecânico da aprendizagem que pode ser efetuada através do material de ensino, além de sua incompatibilidade com a proposta metodológica dos CES. Aponta para a necessidade de se trabalhar uma nova perspectiva pedagógica, capaz não só de superar a utilização de um "modelo único", como também, de tornar a dimensão significativa da aprendizagem uma realidade concreta para a clientela.
Palavras Chave
ensino de química; módulos; educação ambiental, educação formal.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas