O ensino de Ciências na escola de 1o grau: visão de ciência veiculada pelos alunos.

Título
O ensino de Ciências na escola de 1o grau: visão de ciência veiculada pelos alunos.
Autor
Ozeneide Venancio de Mello Machado
Orientação
Joel Martins
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Interroga o ensino de Ciências e, para tanto, ouve alunos que vivenciaram este ensino, olhando seus discursos na perspectiva fenomenológica. Inicialmente, faz uma retrospectiva histórica da evolução do currículo de Ciências e das propostas de inovação das últimas décadas. Desenvolve análises individuais (ideográficas) onde busca captar a consciência de ensino de Ciências, articulada nos discursos dos sujeitos a partir da questão “Como você vê o ensino de Ciências ”. Posteriormente, uma análise geral (nomotética) leva a estruturação do fenômeno, por meio das convergências dos aspectos abordados. Os sujeitos caracterizam o "seu" real-vivido no ensino de Ciências tecendo considerações sobre diversos aspectos. Emergem, assim, uma "visão de ciência", bem como diretrizes gerais para o ensino. Os discursos apontam para uma ciência existencial. Uma ciência saída da história. Uma práxis superadora da dicotomia teoria e prática. Espera-se contribuir para o trabalho dos educadores e que a trajetória aqui percorrida possa nortear uma nova postura educacional, que vá além de uma mudança metodológica, abarcando uma nova visão de ciência e de ensino, que se realize na dialética homem/mundo.
Palavras Chave
ensino de ciências; visão de ciência; currículo; educação científica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno