Concepção de ensino de ciências de professores e alunos da escola de 1o grau.

Título
Concepção de ensino de ciências de professores e alunos da escola de 1o grau.
Autor
Ozeneide Venancio de Mello Machado
Orientação
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Busca compreender o fenômeno Ensino de Ciências, a fim de subsidiar uma ação educacional que esteja a serviço do ensino e da educação do nosso tempo. Interroga para tanto nove professores de Ciências (5a a 8a séries do 1o grau) de escolas públicas da Capital e do ABC paulista. Solicita que os professores respondam, por escrito, à seguinte questão orientadora: como você vê o Ensino de Ciências Realiza análise fenomenológica dos discursos, quando então chega a uma compreensão do fenômeno. Retoma considerações apresentadas na sua dissertação de mestrado, em que categorizou as concepções encontradas nos discursos dos alunos sobre o mesmo fenômeno, tecendo comentários a respeito das convergências/divergências nas concepções de Ensino de Ciências de professores e alunos. Na análise dos discursos, aborda aspectos relativos à política educacional, currículo de Ciências, propostas curriculares oficiais, história do ensino de Ciências, prática pedagógica dos professores, legislação educacional. Procura com isto contribuir para uma profunda reflexão sobre a melhoria da qualidade do ensino de Ciências.
Palavras Chave
ensino; ciência; ensino de ciências.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno