Participação do ensino de ecologia em uma Educação Ambiental voltada para a formação da cidadania: a situação das escolas de segundo grau no município de Campinas.

Título
Participação do ensino de ecologia em uma Educação Ambiental voltada para a formação da cidadania: a situação das escolas de segundo grau no município de Campinas.
Autor
Lúcia Helena Manzochi
Orientação
Archimedes Perez Filho
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biologia
Ano
1994
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
No intuito de avaliar a colaboração dada pelo ensino de Ecologia no 2o grau para a formação de “cidadãos ambientalmente educados”, desenvolve referencial teórico sobre cidadania e educação para a cidadania, conceitos ecológicos necessários para compreensão dos “princípios da sustentabilidade” e adequados ao cidadão ambientalmente educado. Verifica a possível colaboração das diferentes sub-áreas da Ecologia para esse entendimento. Realiza análise qualitativa a partir da observação direta de aulas de Ecologia e de atividades extra-classe, em escolas pública e particulares de Campinas - SP. Utiliza também fontes secundárias como material de análise, tais como relatórios e cadernos dos alunos. Realiza ainda entrevistas com professores de Biologia, para conhecer suas concepções sobre cidadania e educação ambiental, objetivos ao ensinar Ecologia e dificuldades encontradas na prática pedagógica cotidiana. O confronto destes dados com o referencial teórico mostra que existe uma tendência de incorporação da temática ambiental pelo ensino de Ecologia no 2o grau, mas há problemas no enfoque dado aos conceitos, bem como em metodologias apropriadas para suscitar a discussão de valores e propiciar o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos adequados ao cidadão ambientalmente educado.
Palavras Chave
ensino de ecologia; educação ambiental; cidadania.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas