O ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica.
Título
O ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica.
O ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica.
Autor
Martha Marandino
Martha Marandino
Orientação
Vera Maria Ferrão Candau
Vera Maria Ferrão Candau
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Caracteriza as tentativas atuais de renovação do ensino de Ciências, na perspectiva da Didática Crítica, no Brasil. Para tal, estuda o desenvolvimento histórico tanto da Didática como do ensino de Ciências de forma articulada, procurando relacioná-lo com as questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a construção dessas áreas do conhecimento. Na tentativa de perceber a práxis atual do ensino de Ciências no Rio de Janeiro, em especial no ensino de 1o grau, pesquisa três centros e/ou projetos que trabalham com formação de professores em serviço na área. Foram eles o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da Universidade Federal Fluminense, atual Espaço-UFF, o Centro de Ciências do Rio de Janeiro - CECIERJ e o Projeto Fundão: Desafio para a Universidade. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na etnografia. Analisa as aproximações e distâncias das propostas dos centros e/ou projetos estudados em relação à perspectiva crítica da Didática. Além disso, estuda as perspectivas futuras das experiências pesquisadas, assim como discute questões relativas à problemática da formação de professores de Ciências, apontando desafios e possíveis caminhos para a transformação da prática pedagógica do ensino de Ciências, na perspectiva crítica.
Caracteriza as tentativas atuais de renovação do ensino de Ciências, na perspectiva da Didática Crítica, no Brasil. Para tal, estuda o desenvolvimento histórico tanto da Didática como do ensino de Ciências de forma articulada, procurando relacioná-lo com as questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a construção dessas áreas do conhecimento. Na tentativa de perceber a práxis atual do ensino de Ciências no Rio de Janeiro, em especial no ensino de 1o grau, pesquisa três centros e/ou projetos que trabalham com formação de professores em serviço na área. Foram eles o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da Universidade Federal Fluminense, atual Espaço-UFF, o Centro de Ciências do Rio de Janeiro - CECIERJ e o Projeto Fundão: Desafio para a Universidade. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na etnografia. Analisa as aproximações e distâncias das propostas dos centros e/ou projetos estudados em relação à perspectiva crítica da Didática. Além disso, estuda as perspectivas futuras das experiências pesquisadas, assim como discute questões relativas à problemática da formação de professores de Ciências, apontando desafios e possíveis caminhos para a transformação da prática pedagógica do ensino de Ciências, na perspectiva crítica.
Palavras Chave
ensino de ciências; didática.
ensino de ciências; didática.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
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