Compreensão dos professores das séries iniciais das escolas da rede municipal de ensino de Itajaí, acerca do seu trabalho em sala de aula com Educação em Saúde.

Título
Compreensão dos professores das séries iniciais das escolas da rede municipal de ensino de Itajaí, acerca do seu trabalho em sala de aula com Educação em Saúde.
Autor
Denise Stringari Marcos
Orientação
Maria Elisabeth Blanck Miguel
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo do tipo exploratório de caráter qualitativo, com objetivo de subsidiar futuros planejamentos de programas de Educação e Saúde do estudante. Parte da análise do tema gerador que foi a compreensão dos professores das séries iniciais das escolas da rede municipal de ensino de Itajaí a respeito do seu trabalho em sala de aula com Educação em Saúde. Analisa qualitativamente aspectos que permeiam a problemática da Educação em Saúde, partindo do conhecimento dos professores sobre o assunto, da compreensão dos mesmos sobre a Educação em Saúde na escola, da enumeração dos aspectos que na opinião dos professores têm contribuído ou dificultado o trabalho em sala de aula com os temas de Saúde. Mostra que os conceitos sobre Educação e Saúde do estudante ainda são restritos aos aspectos biológicos e pautados no discurso dos higienistas, sendo vistos mais como direito individual do que coletivo.
Palavras Chave
saúde coletiva; educação e saúde.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor