A evolução das concepções espontâneas sobre colisões.

Título
A evolução das concepções espontâneas sobre colisões.
Autor
Maria Cristina Mariani
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação/Instituto de Física
Ano
1987
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Tenta compatibilizar a atual pesquisa em concepções espontâneas com pesquisas epistemológicas anteriores, realizadas por Piaget e colaboradores. Aplica um questionário a estudantes do 1º ao 3º grau, e realiza também algumas entrevistas para verificar as concepções espontâneas sobre "colisões" que estes sujeitos apresentam. O tema escolhido, colisões, ainda não devidamente estudado na área de concepções espontâneas, consiste num tema já amplamente investigado nos estudos de Epistemologia Genética de Piaget. A análise das respostas obtidas foi qualitativa, com a construção de um "network" e, quantitativa, a partir do estabelecimento de níveis de escolaridade em nossa amostra. Através desta análise foi possível verificar uma "alteração" do tipo de concepção preferencialmente adotada em função do nível de escolaridade. Esta "alteração" foi interpretada como uma "evolução" no sentido epistemológico, com base na Teoria de Piaget. Esta "evolução" das concepções espontâneas, na amostra, apresenta grande similaridade com a "evolução" que pode ser constatada nas pesquisas de Piaget e colaboradores sobre colisões. Estas similaridades confirmam a possibilidade e fecundidade de se utilizar a Epistemologia Genética para a compreensão das concepções espontâneas.
Palavras Chave
concepções espontâneas; Piaget;

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos