A divulgação científica e o ensino de Física Nuclear no primeiro e segundo graus.

Título
A divulgação científica e o ensino de Física Nuclear no primeiro e segundo graus.
Autor
Maria Cristina Mesquita Martins
Orientação
Ernst W. Hamburguer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Considera a divulgação científica como uma área que apresenta grande potencial de pesquisa, dentro da qual estão inseridas desde situações ligadas à grande imprensa e comunicação até aquelas relacionadas à Educação. Trata, no trabalho, fundamentalmente de questões ligadas à Educação, abordando a divulgação científica enquanto ensino informal e examinando situações de ensino - aprendizagem no espaço escolar ou em Centros de Ciência. O tema da divulgação científica é a Física Nuclear, sendo desenvolvido inicialmente numa perspectiva histórica. Descreve a analisa a exposição científica “Uma História da Física Nuclear”, bem como cursos de atualização a aperfeiçoamento de professores de 1o e 2o graus, tratando desse tema. Analisa questionários respondidos por visitantes da exposição, monitores e alunos - professores dos cursos de extensão universitária. Conclui que a exposição e os cursos tiveram boa receptividade. Quando foi apresentada nas escolas, a exposição atraiu número considerável de estudantes, levando-os ao aprendizado. Entretanto, após remontada na Estação Ciência, a visitação tem apresentado alguns problemas, os quais são atribuídos à necessidade de um acompanhamento mais próximo dos monitores, à medida que a atenção do público acaba se voltando mais para os experimentos simples, de caráter interativo, localizados no entorno da exposição.
Palavras Chave
divulgação científica; ensino de física nuclear; pesquisa.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar