Sistematização e aplicação de recursos facilitadores de aprendizagem significativa, propostos por Ausubel, numa situação de sala de aula.
Título
Sistematização e aplicação de recursos facilitadores de aprendizagem significativa, propostos por Ausubel, numa situação de sala de aula.
Sistematização e aplicação de recursos facilitadores de aprendizagem significativa, propostos por Ausubel, numa situação de sala de aula.
Autor
Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini
Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini
Orientação
Joel Martins
Joel Martins
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
1976
1976
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Analisa os processos cognitivos para a aquisição de conhecimentos de alunos em uma situação de sala de aula, considerando que os processos cognitivos relacionam-se com o grau de abstração do indivíduo para o entendimento de um determinado conteúdo. Também a interpretação de situações que vão se transformando em símbolos, com um determinado significado para ser guardado na memória, podendo ser utilizado no futuro. Analisa como esse processo ocorre nos alunos no que diz respeito ao grau de abstração, como é incorporado um novo conhecimento, considerando recursos que possam facilitar a aprendizagem de conceitos numa unidade de ciências e a verificação experimental da sua eficiência. Foram pesquisados alunos de quatro classes de 1a série do 2o grau, no contexto do ensino-aprendizagem do conteúdo “Célula”.
Analisa os processos cognitivos para a aquisição de conhecimentos de alunos em uma situação de sala de aula, considerando que os processos cognitivos relacionam-se com o grau de abstração do indivíduo para o entendimento de um determinado conteúdo. Também a interpretação de situações que vão se transformando em símbolos, com um determinado significado para ser guardado na memória, podendo ser utilizado no futuro. Analisa como esse processo ocorre nos alunos no que diz respeito ao grau de abstração, como é incorporado um novo conhecimento, considerando recursos que possam facilitar a aprendizagem de conceitos numa unidade de ciências e a verificação experimental da sua eficiência. Foram pesquisados alunos de quatro classes de 1a série do 2o grau, no contexto do ensino-aprendizagem do conteúdo “Célula”.
Palavras Chave
processos cognitivos; conhecimentos;
processos cognitivos; conhecimentos;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno