O cotidiano de uma professora de Ciências da quinta e sexta séries do primeiro grau.
Título
O cotidiano de uma professora de Ciências da quinta e sexta séries do primeiro grau.
O cotidiano de uma professora de Ciências da quinta e sexta séries do primeiro grau.
Autor
Maria Otília José Montessanti Mathias
Maria Otília José Montessanti Mathias
Orientação
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Analisa a prática pedagógica da autora como professora de Ciências de 5a e 6a séries do 1o grau. Percorre um caminho que pode ser traduzido em dois momentos, os quais propiciaram o surgimento de reflexões, permitindo relacionar a prática descrita com os referenciais teóricos estudados. Na primeira parte, ocorre a fundamentação teórica sobre a Ciência e a importância do processo de investigação para a produção do conhecimento. Discute os aspectos legais do Ensino de Ciências, a prática enquanto professor e alguns fatores que direcionam para a necessidade de mudanças. Caracteriza, também, a singularidade da adolescência para o processo educativo, fase que exige uma estruturação adequada do conteúdo e da metodologia. Na segunda parte, descreve a prática pedagógica da autora no período de 1983 a 1987, com destaque para os aspectos do planejamento, livro didático e contradições vivenciadas.
Analisa a prática pedagógica da autora como professora de Ciências de 5a e 6a séries do 1o grau. Percorre um caminho que pode ser traduzido em dois momentos, os quais propiciaram o surgimento de reflexões, permitindo relacionar a prática descrita com os referenciais teóricos estudados. Na primeira parte, ocorre a fundamentação teórica sobre a Ciência e a importância do processo de investigação para a produção do conhecimento. Discute os aspectos legais do Ensino de Ciências, a prática enquanto professor e alguns fatores que direcionam para a necessidade de mudanças. Caracteriza, também, a singularidade da adolescência para o processo educativo, fase que exige uma estruturação adequada do conteúdo e da metodologia. Na segunda parte, descreve a prática pedagógica da autora no período de 1983 a 1987, com destaque para os aspectos do planejamento, livro didático e contradições vivenciadas.
Palavras Chave
professora; ciências.
professora; ciências.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor