Perspectiva arquetípica e holística em Educação Ambiental: fundamento, vivência e prática.

Título
Perspectiva arquetípica e holística em Educação Ambiental: fundamento, vivência e prática.
Autor
Kazue Matsushima
Orientação
Yolanda Cintrão Forghieri
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Ano
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A idéia nuclear e essencial do trabalho é a questão, de um lado, da tendência humana básica à cisão, à unilateralidade e a sua dificuldade em integrar as partes à unidade e, de outro lado, dos arcaicos motivos de recondução das partes à unidade. Constata a existência de uma estreita relação entre essas questões e os diversos problemas de ordem humana e os distúrbios causados à natureza. Assim, considera que em torno delas reside a questão fundamental do homem moderno e, portanto, da civilização e do ambiente. Busca compreender essas questões, as quais foram se revelando no decorrer de um longo e concomitante processo de vivência, reflexão e verificação na prática de ensino de Educação Ambiental e acabou por conduzir à formulação de uma visão de mundo e de Educação Ambiental de caráter arquetípico e holístico. Os dados básicos de Ecologia e a leitura do problema fundamental contemporâneo, bem como a formulação de uma concepção de Educação Ambiental e de uma proposta de um sistema de trabalho teórico-filosófico e prático-vivencial são elaborados a partir dessa perspectiva.
Palavras Chave
educação ambiental; cosmovisão; ecologia humana; ecologia; meio ambiente; arquet.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas