A Física na habilitação magistério: a análise da proposta do CECISP para o ensino de óptica; um estudo de caso.

Título
A Física na habilitação magistério: a análise da proposta do CECISP para o ensino de óptica; um estudo de caso.
Autor
Octávio Mattasoglio Neto
Orientação
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa uma Proposta de Ensino de Física, voltada à Habilitação para o Magistério do 2o grau. Mais precisamente, analisa a Proposta para o ensino de Óptica, elaborada pelo CECISP (Centro de Ensino de Ciências de São Paulo). Esta análise, que se trata de um estudo de caso realizado em um CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), procura ser a mais abrangente possível. Trata do conteúdo e da metodologia dessa Proposta, dos objetivos, materiais instrucionais e instrumentos de verificação de aprendizagem, como também das sugestões de atividades voltadas ao ensino nas séries básicas. Os alunos do Magistério planejam e ministram mini-cursos, sobre o conteúdo estudado, a alunos de 4a séries do 1o grau. Isto permite observar como os conteúdos, metodologia, materiais instrucionais e sugestões da Proposta do CECISP foram utilizados pelos alunos no desenvolvimento dos mini-cursos. Para situar o problema, que envolve a Formação de Professores no 2o grau, que levou a travar contato com a Proposta do CECISP, faz uma retrospectiva histórica dessa escola, buscando observar como a Física nela se coloca, em cada momento. A partir disso, tem a retomada da atual situação desses cursos, onde procura verificar como o Ensino de Física tem sido colocado frente a esta formação e como pode contribuir para o ensino de Ciências de 1a a 4a série do 1o grau.
Palavras Chave
ensino de física; magistério.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas