Centro de Ciências: origens e desenvolvimento - uma relação sobre seu papel e possibilidades dentro do contexto educacional.

Título
Centro de Ciências: origens e desenvolvimento - uma relação sobre seu papel e possibilidades dentro do contexto educacional.
Autor
Luíz Alberto Maurício
Orientação
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Objetiva mostrar as origens e o desenvolvimento dos Centros de Ciências no exterior e no Brasil, bem como fazer uma reflexão sobre o seu papel e possibilidades dentro do contexto educacional. Mostra a evolução histórica dos Museus/Centros de Ciências no exterior e no Brasil, deixando claro as várias fases que caracterizaram o seu desenvolvimento, evidenciando o seu alto potencial de aprendizagem. Partindo de uma definição de Centros de Ciências, explora mais detalhadamente o papel que vem sendo ocupado pelos Centros de Ciências no Brasil, traçando um paralelo entre a sua evolução e os sistemas de educação formal, não-formal e informal. Particulariza, ainda mais, apresentando um estudo de caso do Centro Interdisciplinar de Ciências - CIC, da Universidade de São Paulo, cujo objetivo foi conhecer a sua prática, bem como observar as crianças durante as visitas a sua exposição permanente. Finalmente, faz uma retrospectiva dos resultados alcançados a partir das observações realizadas e mostra as conclusões que o trabalho conduziu.
Palavras Chave
centros de ciências; museus de ciências.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar