Análise das dificuldades dos alunos num curso introdutório de laboratório para engenheiros na Paraíba.
Título
Análise das dificuldades dos alunos num curso introdutório de laboratório para engenheiros na Paraíba.
Análise das dificuldades dos alunos num curso introdutório de laboratório para engenheiros na Paraíba.
Autor
Amauri Fragoso de Medeiros
Amauri Fragoso de Medeiros
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa dificuldades dos estudantes em laboratórios didáticos, nos primeiros semestres de um curso universitário. Busca subsídios para a elaboração de uma nova proposta. Investiga diversas abordagens e problemas do ensino de laboratório. Coleta os dados junto a alunos da disciplina Física Experimental I do curso de Engenharia. Classifica esses dados segundo categorias, a partir da identificação de regularidades tanto nos relatórios dos alunos como nas entrevistas e observações realizadas. Conclui que os estudantes, em geral, seguem o guia proposto, sem questionar os experimentos e resultados, concebendo o laboratório como uma atividade pouco frutífera e estimulante do crescimento intelectual, além de pouco valorizada pelo ambiente. Tendo em vista estes problemas, e considerando a realidade local, apresenta sugestões e propostas de modificações para a melhoria do laboratório didático. Reelabora os procedimentos de três experimentos, trabalhando três dimensões fundamentais: envolvimento (dimensão prioritária), habilidades técnicas (onde sugere a introdução do computador como recurso) e criatividade (que pode incluir atividades com características de laboratório mais aberto).
Analisa dificuldades dos estudantes em laboratórios didáticos, nos primeiros semestres de um curso universitário. Busca subsídios para a elaboração de uma nova proposta. Investiga diversas abordagens e problemas do ensino de laboratório. Coleta os dados junto a alunos da disciplina Física Experimental I do curso de Engenharia. Classifica esses dados segundo categorias, a partir da identificação de regularidades tanto nos relatórios dos alunos como nas entrevistas e observações realizadas. Conclui que os estudantes, em geral, seguem o guia proposto, sem questionar os experimentos e resultados, concebendo o laboratório como uma atividade pouco frutífera e estimulante do crescimento intelectual, além de pouco valorizada pelo ambiente. Tendo em vista estes problemas, e considerando a realidade local, apresenta sugestões e propostas de modificações para a melhoria do laboratório didático. Reelabora os procedimentos de três experimentos, trabalhando três dimensões fundamentais: envolvimento (dimensão prioritária), habilidades técnicas (onde sugere a introdução do computador como recurso) e criatividade (que pode incluir atividades com características de laboratório mais aberto).
Palavras Chave
Laboratório; laboratório didático; metodologia de ensino; experimentos problemat.
Laboratório; laboratório didático; metodologia de ensino; experimentos problemat.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos