A atitude cibernética aplicada ao ensino de Biologia.
Título
A atitude cibernética aplicada ao ensino de Biologia.
A atitude cibernética aplicada ao ensino de Biologia.
Autor
Maria de Lourdes Mercier Medina
Maria de Lourdes Mercier Medina
Orientação
Creusa Capalbo
Creusa Capalbo
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1972
1972
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Trata das possibilidades que a aplicação do método dos modelos oferece ao ensino de Biologia. A analogia, a retroalimentação, a interação, princípios comuns à Cibernética e à Biologia, são os conceitos selecionados para fundamentar o trabalho. Caracteriza a Cibernética e mostra sua inter-relação com os diversos ramos do conhecimento científico, em especial, com a Biologia. Conceitua os métodos da Cibernética e define melhor o método dos modelos. A seguir, ilustra as aproximações entre a Cibernética e a Biologia, com a análise dos modelos de neurônio, do reflexo condicionado e da memória humana. Para complementar, relata uma aplicação prática dos modelos cibernéticos ao ensino da Biologia. A inclusão desse último item não pretende ser uma experimentação didática, mas tão só uma demonstração das perspectivas que a atitude cibernética oferece para a atualização dos métodos de ensino de Biologia.
Trata das possibilidades que a aplicação do método dos modelos oferece ao ensino de Biologia. A analogia, a retroalimentação, a interação, princípios comuns à Cibernética e à Biologia, são os conceitos selecionados para fundamentar o trabalho. Caracteriza a Cibernética e mostra sua inter-relação com os diversos ramos do conhecimento científico, em especial, com a Biologia. Conceitua os métodos da Cibernética e define melhor o método dos modelos. A seguir, ilustra as aproximações entre a Cibernética e a Biologia, com a análise dos modelos de neurônio, do reflexo condicionado e da memória humana. Para complementar, relata uma aplicação prática dos modelos cibernéticos ao ensino da Biologia. A inclusão desse último item não pretende ser uma experimentação didática, mas tão só uma demonstração das perspectivas que a atitude cibernética oferece para a atualização dos métodos de ensino de Biologia.
Palavras Chave
ensino de Biologia; método; modelos
ensino de Biologia; método; modelos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método