O ensino de Educação Ambiental na escola estadual de 1o grau Bueno Brandão: uma proposta para a 5a série

Título
O ensino de Educação Ambiental na escola estadual de 1o grau Bueno Brandão: uma proposta para a 5a série
Autor
Geraldo Mendes
Orientação
Alvino Moser
Instituição
UNAERP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Pós-graduação
Ano
1991
Cidade / UF
Ribeirão Preto/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Apresenta as línhas gerais de uma proposta de ensino de Educação Ambiental, a ser desenvolvida em uma escola de 1o grau, em Uberlândia -MG, especificamente na 5a série. Estuda a Educação Ambiental, apresentando-a como fruto do movimento político e social pelo qual passa o mundo, principalmente a partir dos anos 60. Descreve a situação do ensino da Educação Ambiental em uma escola de 1o grau, por meio da análise dos planos anuais das disciplinas do currículo da 5a série e da aplicação de um questionário diagnóstico, para levantar e analisar a importância desse, como responsabilidade de todos e como elo aglutinador das demais disciplinas do currículo da 5a série do 1o grau. Apresenta uma proposta curricular ambientalizada para a 5a série do 1o grau, com base no Sistema Pedagógico de O. Decroly, buscando desenvolver no educando o fascínio pelo meio ambiente, ou seja, desenvolver um sentimento ativo, um estímulo para se dispor as energias em uma nova forma de ação, plena de sentido e coerente com a relação de harmonização existente entre o homem e a natureza. Como argumento final aponta que, na Educação Ambiental, mais importante que incutir o medo de catástrofes ecológicas é ensinar ao aluno a parar e apreciar, por prazer de enfeite, a natureza, olhando para ela com um todo carinho; isto porque é um princípio elementar: aquele que ama protege, e o que não ama freqüentemente destrói.
Palavras Chave
ensino ambiental; ecologia; harmonização; homem-natureza.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas