A educação da Saúde na escola de primeiro grau : possibilidades e limitações.

Título
A educação da Saúde na escola de primeiro grau : possibilidades e limitações.
Autor
Sotero Serraté Mengue
Orientação
Merion Campos Bordas
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Ano
1989
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Relata e analisa, com uma abordagem qualitativa, as experiências de um projeto participativo de Educação e Saúde para escolas de 1o grau de periferia urbana. Constata que, embora nas manifestações das professoras tenha sido observado um amplo espectro de concepções em relação à saúde, nas atividades em sala de aula predominaram instruções sobre hábitos de higiene, atendendo à uma dimensão normativa e disciplinadora. Os questionamentos formulados à escola, por parte dos pesquisadores e algumas professoras, provocaram reação intervencionista da Secretaria Municipal de Educação, que impediu a continuidade plena do projeto, levando a realização de atividades diretamente com as crianças em sala de aula. Nessas atividades, o dado mais significativo foi a descoberta de que, para as crianças, as noções de saúde e doença estão relacionadas às injunções e conseqüências dos tipos de trabalho exercidos e às condições de vida da população à qual fazem parte. Observa também que, apesar dos esforços despendidos pelas professoras, as crianças não se mostraram realmente receptivas às instruções higiênicas professadas.
Palavras Chave
educação da saúde; saúde escolar; educação em periferias urbanas.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno