Os meios audiovisuais no ensino de Física: produção, classificação e dinâmicas de utilização de audiovisuais educativos de Física na sala de aula.
Título
Os meios audiovisuais no ensino de Física: produção, classificação e dinâmicas de utilização de audiovisuais educativos de Física na sala de aula.
Os meios audiovisuais no ensino de Física: produção, classificação e dinâmicas de utilização de audiovisuais educativos de Física na sala de aula.
Autor
Pedro Romano Miléo Filho
Pedro Romano Miléo Filho
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Procura discutir a produção e utilização dos recursos audiovisuais no ensino de Física. Trata a comunicação na sala de aula, como um elemento indispensável a todo processo de ensino-aprendizagem, bem como algumas diretrizes metodológicas para incorporação dos meios de comunicação no processo escolar. Avalia a produção e mecanismos de utilização dos meios audiovisuais no ensino de Física, ressaltando os aspectos técnicos, sócio-culturais e psico-cognitivos de sua utilização para fins educacionais. Aborda os diferentes usos do vídeo educativo, utilizando alguns relativos à Física com estudantes de 8a série do 1o grau. Buscando fundamentos na concepção de Vygotsky sobre desenvolvimento intelectual, apresenta uma metodologia fundada na apresentação de problemas para que os alunos ponham-se a interagir seus conceitos cotidianos com os científicos.
Procura discutir a produção e utilização dos recursos audiovisuais no ensino de Física. Trata a comunicação na sala de aula, como um elemento indispensável a todo processo de ensino-aprendizagem, bem como algumas diretrizes metodológicas para incorporação dos meios de comunicação no processo escolar. Avalia a produção e mecanismos de utilização dos meios audiovisuais no ensino de Física, ressaltando os aspectos técnicos, sócio-culturais e psico-cognitivos de sua utilização para fins educacionais. Aborda os diferentes usos do vídeo educativo, utilizando alguns relativos à Física com estudantes de 8a série do 1o grau. Buscando fundamentos na concepção de Vygotsky sobre desenvolvimento intelectual, apresenta uma metodologia fundada na apresentação de problemas para que os alunos ponham-se a interagir seus conceitos cotidianos com os científicos.
Palavras Chave
ensino; aprendizagem; audiovisuais; sócio-const.
ensino; aprendizagem; audiovisuais; sócio-const.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos