O curso de graduação em Ciências Biológicas na USP - subsídios para sua avaliação.
Título
O curso de graduação em Ciências Biológicas na USP - subsídios para sua avaliação.
O curso de graduação em Ciências Biológicas na USP - subsídios para sua avaliação.
Autor
Helvio Nicolau Moisés
Helvio Nicolau Moisés
Orientação
Myriam Krasilchik
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Oferece subsídios para a elaboração de uma história do Curso de Ciências Biológicas da USP, para uma avaliação de seu atual currículo e para uma discussão da proposta de reforma curricular que ora tramita no Instituto de Biociências. Identifica como principais condicionantes de suas características originais, em 1935, quando se denominava Curso de Ciências Naturais e estava na alçada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, os fatores históricos que presidiram a criação da USP, o estágio de desenvolvimento das Ciências Biológicas no exterior e no país, as características de seus primeiros docentes e do sistema de cátedras então vigente, além da legislação pertinente. Investiga suas principais alterações estruturais desde então, registrando um contínuo processo de diferenciação das disciplinas e diluição da responsabilidade pelo Curso em seu conjunto. Expõe e discute os resultados de um levantamento de opinião, realizado em 1984 e 1989 entre os alunos do Curso, identificando que a maioria deles aspira ser cientista e deseja que o Curso atual transite para outro com a mesma duração, que seja melhor coordenado, com mais atividades práticas, de caráter mais profissionalizante e melhor tratando dos aspectos aplicados da Biologia e de suas relações com o contexto social. O Curso deve também oferecer mais disciplinas optativas e ampliar a abordagem naturalista dos conceitos biológicos. Analisa e discute a proposta da Comissão de Reforma Curricular do Curso, apontando a necessidade de finalização do processo de consultas e de incremento à mobilização dos agentes, para enfrentarem os desafios inerentes a implantação da reforma. Sugere que o "Colegiado de Curso" seja estruturado por Câmaras e Comissões e que seja constituído antes da implantação do novo currículo.
Oferece subsídios para a elaboração de uma história do Curso de Ciências Biológicas da USP, para uma avaliação de seu atual currículo e para uma discussão da proposta de reforma curricular que ora tramita no Instituto de Biociências. Identifica como principais condicionantes de suas características originais, em 1935, quando se denominava Curso de Ciências Naturais e estava na alçada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, os fatores históricos que presidiram a criação da USP, o estágio de desenvolvimento das Ciências Biológicas no exterior e no país, as características de seus primeiros docentes e do sistema de cátedras então vigente, além da legislação pertinente. Investiga suas principais alterações estruturais desde então, registrando um contínuo processo de diferenciação das disciplinas e diluição da responsabilidade pelo Curso em seu conjunto. Expõe e discute os resultados de um levantamento de opinião, realizado em 1984 e 1989 entre os alunos do Curso, identificando que a maioria deles aspira ser cientista e deseja que o Curso atual transite para outro com a mesma duração, que seja melhor coordenado, com mais atividades práticas, de caráter mais profissionalizante e melhor tratando dos aspectos aplicados da Biologia e de suas relações com o contexto social. O Curso deve também oferecer mais disciplinas optativas e ampliar a abordagem naturalista dos conceitos biológicos. Analisa e discute a proposta da Comissão de Reforma Curricular do Curso, apontando a necessidade de finalização do processo de consultas e de incremento à mobilização dos agentes, para enfrentarem os desafios inerentes a implantação da reforma. Sugere que o "Colegiado de Curso" seja estruturado por Câmaras e Comissões e que seja constituído antes da implantação do novo currículo.
Palavras Chave
curso de ciências; avaliação currículo.
curso de ciências; avaliação currículo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas