O ensino de Ciências em classes populares.

Título
O ensino de Ciências em classes populares.
Autor
Maria Helena de Bustamante Monteiro
Orientação
Elza de Souza Teixeira
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Avalia os efeitos sobre o desenvolvimento escolar de uma metodologia alternativa no ensino de Ciências. A proposta metodológica está apoiada na resolução, pelos alunos, de situações-problemas sugeridas pelo professor, incluindo a construção do livro-texto pelo aluno, o trabalho de grupo, a realização de experimentos e a consulta a uma bibliografia diversificada. A construção do conhecimento é feita pelo aluno e o professor é um mero orientador do processo. A pesquisa foi realizada com alunos de 8a série do 1o grau, pertencentes à classe popular do Município do Rio de Janeiro. Enfatiza a parte de princípios de “física conceitual”, ao invés da “física matemática”. Os instrumentos de avaliação usados foram: a ficha de observação do professor, a auto-avaliação feita pelo aluno e testes de rendimento. Conclui que a metodologia proposta permitiu o desenvolvimento da expressão oral e escrita, facilitou a aprendizagem através da formação coletiva do conceito, desenvolveu a observação através dos experimentos realizados, facilitou a pesquisa bibliográfica por intermédio da vivência da consulta a vários livros sobre o mesmo assunto e permitiu uma melhor fixação dos conceitos pela construção do livro-texto pelo aluno, evitando as dificuldades decorrentes do desconhecimento do vocabulário empregado na maioria dos livros adotados.
Palavras Chave
ensino de ciências;

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método