O ensino de Ciências em classes populares.
Título
O ensino de Ciências em classes populares.
O ensino de Ciências em classes populares.
Autor
Maria Helena de Bustamante Monteiro
Maria Helena de Bustamante Monteiro
Orientação
Elza de Souza Teixeira
Elza de Souza Teixeira
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia os efeitos sobre o desenvolvimento escolar de uma metodologia alternativa no ensino de Ciências. A proposta metodológica está apoiada na resolução, pelos alunos, de situações-problemas sugeridas pelo professor, incluindo a construção do livro-texto pelo aluno, o trabalho de grupo, a realização de experimentos e a consulta a uma bibliografia diversificada. A construção do conhecimento é feita pelo aluno e o professor é um mero orientador do processo. A pesquisa foi realizada com alunos de 8a série do 1o grau, pertencentes à classe popular do Município do Rio de Janeiro. Enfatiza a parte de princípios de “física conceitual”, ao invés da “física matemática”. Os instrumentos de avaliação usados foram: a ficha de observação do professor, a auto-avaliação feita pelo aluno e testes de rendimento. Conclui que a metodologia proposta permitiu o desenvolvimento da expressão oral e escrita, facilitou a aprendizagem através da formação coletiva do conceito, desenvolveu a observação através dos experimentos realizados, facilitou a pesquisa bibliográfica por intermédio da vivência da consulta a vários livros sobre o mesmo assunto e permitiu uma melhor fixação dos conceitos pela construção do livro-texto pelo aluno, evitando as dificuldades decorrentes do desconhecimento do vocabulário empregado na maioria dos livros adotados.
Avalia os efeitos sobre o desenvolvimento escolar de uma metodologia alternativa no ensino de Ciências. A proposta metodológica está apoiada na resolução, pelos alunos, de situações-problemas sugeridas pelo professor, incluindo a construção do livro-texto pelo aluno, o trabalho de grupo, a realização de experimentos e a consulta a uma bibliografia diversificada. A construção do conhecimento é feita pelo aluno e o professor é um mero orientador do processo. A pesquisa foi realizada com alunos de 8a série do 1o grau, pertencentes à classe popular do Município do Rio de Janeiro. Enfatiza a parte de princípios de “física conceitual”, ao invés da “física matemática”. Os instrumentos de avaliação usados foram: a ficha de observação do professor, a auto-avaliação feita pelo aluno e testes de rendimento. Conclui que a metodologia proposta permitiu o desenvolvimento da expressão oral e escrita, facilitou a aprendizagem através da formação coletiva do conceito, desenvolveu a observação através dos experimentos realizados, facilitou a pesquisa bibliográfica por intermédio da vivência da consulta a vários livros sobre o mesmo assunto e permitiu uma melhor fixação dos conceitos pela construção do livro-texto pelo aluno, evitando as dificuldades decorrentes do desconhecimento do vocabulário empregado na maioria dos livros adotados.
Palavras Chave
ensino de ciências;
ensino de ciências;
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método