Condutas sexuais e atitudes que constituem fatores de risco para gravidez não desejada e AIDS em estudantes universitários: um desafio para a educação sexual.
Título
Condutas sexuais e atitudes que constituem fatores de risco para gravidez não desejada e AIDS em estudantes universitários: um desafio para a educação sexual.
Condutas sexuais e atitudes que constituem fatores de risco para gravidez não desejada e AIDS em estudantes universitários: um desafio para a educação sexual.
Autor
Maria Margarita Díaz Montenegro
Maria Margarita Díaz Montenegro
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Os jovens estão enfrentando um aumento dos riscos relacionados à vida sexual: a gravidez indesejada e a AIDS. Para prevenir estes problemas é necessária a implementação de estratégias educativas que considerem as características da população alvo. O trabalho objetiva conhecer os padrões de comportamento sexual, uso de anticoncepcionais, e conhecimento dos modos de transmissão da AIDS, entre estudantes iniciando a carreira universitária. Os resultados, baseados nas respostas de 735 alunos, mostram que os estudantes têm um nível adequado de informação mas um comportamento incoerente com esse conhecimento. A análise dos resultados, feita tendo em vista o marco teórico de David Ausubel, permite concluir que, na população estudada, não aconteceu aprendizagem significativa, ou seja, os estudantes têm a informação, porém não a utilizam. O desafio, a partir desta análise, é conseguir que as informações sejam internalizadas, ou seja, conseguir a aprendizagem significativa através de um programa educativo que inclua a sexualidade de maneira integral e como um elemento positivo na vida e no desenvolvimento das pessoas; uma educação sexual que vise, não só a prevenção, mas a saúde sexual.
Os jovens estão enfrentando um aumento dos riscos relacionados à vida sexual: a gravidez indesejada e a AIDS. Para prevenir estes problemas é necessária a implementação de estratégias educativas que considerem as características da população alvo. O trabalho objetiva conhecer os padrões de comportamento sexual, uso de anticoncepcionais, e conhecimento dos modos de transmissão da AIDS, entre estudantes iniciando a carreira universitária. Os resultados, baseados nas respostas de 735 alunos, mostram que os estudantes têm um nível adequado de informação mas um comportamento incoerente com esse conhecimento. A análise dos resultados, feita tendo em vista o marco teórico de David Ausubel, permite concluir que, na população estudada, não aconteceu aprendizagem significativa, ou seja, os estudantes têm a informação, porém não a utilizam. O desafio, a partir desta análise, é conseguir que as informações sejam internalizadas, ou seja, conseguir a aprendizagem significativa através de um programa educativo que inclua a sexualidade de maneira integral e como um elemento positivo na vida e no desenvolvimento das pessoas; uma educação sexual que vise, não só a prevenção, mas a saúde sexual.
Palavras Chave
gravidez; adolescência; AIDS; aprendizag.
gravidez; adolescência; AIDS; aprendizag.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno