A dimensão lúdica no ensino de Ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica.
Título
A dimensão lúdica no ensino de Ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica.
A dimensão lúdica no ensino de Ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica.
Autor
Dácio Guimarães de Moura
Dácio Guimarães de Moura
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Propõe que o processo de melhoria do ensino das ciências deve considerar necessariamente fatores afetivos e estéticos, aliados ao desenvolvimento dos elementos cognitivos, de modo a se proporcionar um ensino das ciências mais adequado às condições e aos interesses dos estudantes nos dias atuais. Focaliza, especialmente, o elemento lúdico potencialmente contido na experimentação e nas atividades do tipo “hands-on” no campo do ensino das ciências e da Física em particular, propondo modos de se buscar a integração entre esse ensino e elementos comumente identificados com os campos da arte e da tecnologia. Apresenta várias atividades realizadas por alunos e professores com o intuito de experimentar os pressupostos estabelecidos inicialmente, descrevendo, em especial, as atividades do Projeto Exploratorium e o desenvolvimento do Jogo dos Projéteis.
Propõe que o processo de melhoria do ensino das ciências deve considerar necessariamente fatores afetivos e estéticos, aliados ao desenvolvimento dos elementos cognitivos, de modo a se proporcionar um ensino das ciências mais adequado às condições e aos interesses dos estudantes nos dias atuais. Focaliza, especialmente, o elemento lúdico potencialmente contido na experimentação e nas atividades do tipo “hands-on” no campo do ensino das ciências e da Física em particular, propondo modos de se buscar a integração entre esse ensino e elementos comumente identificados com os campos da arte e da tecnologia. Apresenta várias atividades realizadas por alunos e professores com o intuito de experimentar os pressupostos estabelecidos inicialmente, descrevendo, em especial, as atividades do Projeto Exploratorium e o desenvolvimento do Jogo dos Projéteis.
Palavras Chave
Ensino das ciências; elemento lúdico; experimente.
Ensino das ciências; elemento lúdico; experimente.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método