A dimensão lúdica no ensino de Ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica.

Título
A dimensão lúdica no ensino de Ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica.
Autor
Dácio Guimarães de Moura
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Propõe que o processo de melhoria do ensino das ciências deve considerar necessariamente fatores afetivos e estéticos, aliados ao desenvolvimento dos elementos cognitivos, de modo a se proporcionar um ensino das ciências mais adequado às condições e aos interesses dos estudantes nos dias atuais. Focaliza, especialmente, o elemento lúdico potencialmente contido na experimentação e nas atividades do tipo “hands-on” no campo do ensino das ciências e da Física em particular, propondo modos de se buscar a integração entre esse ensino e elementos comumente identificados com os campos da arte e da tecnologia. Apresenta várias atividades realizadas por alunos e professores com o intuito de experimentar os pressupostos estabelecidos inicialmente, descrevendo, em especial, as atividades do Projeto Exploratorium e o desenvolvimento do Jogo dos Projéteis.
Palavras Chave
Ensino das ciências; elemento lúdico; experimente.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método