Produção, utilização e avaliação de filmes didáticos de Física.

Título
Produção, utilização e avaliação de filmes didáticos de Física.
Autor
Mikiya Muramatsu
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1976
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Faz um breve histórico do grupo que produziu filmes didáticos de Física na USP. Descreve as diferentes etapas de produção de um filme didático de Física, desde a escolha do tema até sua distribuição. Discute a utilização de filmes didáticos, especialmente do filme mudo de um só conceito (filme em cartucho ou "film-loop"). Apresenta algumas críticas relativas à utilização de recursos audiovisuais no ensino e aponta algumas limitações e dificuldades no uso de filmes em sala de aula. Na última parte do trabalho, discute uma experiência educacional para avaliar a eficácia dos filmes produzidos na USP. A experiência foi realizada junto a alunos de Ciências Exatas e Engenharia da USP em 1972, e repetida (com algumas modificações) em 1975. Inicialmente, os filmes foram testados isolados, fora do sistema de ensino, para verificar se os objetivos previamente estabelecidos foram atingidos. Em seguida, os filmes foram utilizados em sala de aula, em situação típica de ensino superior. Os resultados foram satisfatórios, mostrando que os filmes são úteis no ensino de Física, cumprindo mais satisfatoriamente que o professor a função de aprendizagem inicial (em nível de conhecimento, segundo Bloom).
Palavras Chave
Produção; avaliação; filmes didáticos; Física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos